Escrito en
DIREITOS
el
A cantora Daniela Mercury saiu vitoriosa, na manhã desta sexta-feira (9), do Fórum Criminal de Salvador, onde participou de uma nova audiência da ação de injúria racial movida contra o deputado federal Pastor Sargento Isidório (AVANTE-BA).
No ano passado, o pastor gravou um vídeo usando palavras ofensivas contra a cantora e a comunidade LGBTQ+.
Daniela e Isidório selaram um acordo: o parlamentar deveria reconhecer publicamente o erro, retirar o vídeo de todas as redes sociais e publicar um pedido de desculpas a Daniela.
O vídeo em que o deputado pede perdão foi gravado dentro da sala de audiência, com tempo semelhante ao que comete as injúrias, na presença do juiz e do advogado da cantora, o criminalista Ricardo Sidi. As imagens devem ser publicadas em breve nas redes sociais dele.
Isidório terá que pagar também 25% do salário de deputado durante cinco meses a duas instituições escolhidas durante a audiência: o Instituto Nice de Apoio a Mulheres Travestis e Transsexuais e o Hospital Martagão Gesteira, que trata crianças com câncer.
À Universa, Daniela disse que essa é uma vitória importante para os direitos humanos e pela liberdade de expressão artística: "Me sinto feliz de ter deixado claro quem eu sou como militante e defensora da democracia. Esse pedido de desculpas me faz acreditar na manutenção dos nossos direitos constitucionais".
Vários artistas e personalidades comemoraram o fato. Entre ele, o ex-deputado federal Jean Wyllys, que considerou o acordo “uma vitória de Daniela Mercury e de toda comunidade LGBTQ+”.
A cantora e compositora Zélia Duncan também se manifestou:
Com informações do UniversaToma! Chega de nos ofender de graça! @danielamercury , obrigada, parabéns por sua coragem e persistentência! pic.twitter.com/8yHxgJe5Pt
— Zélia Duncan (@zdoficial) August 10, 2019