Escrito en
DIREITOS
el
Não é somente no Brasil que Marielle Franco e Anderson Gomes estão sendo homenageados nesta quinta-feira (14), dia que marca um ano dos assassinatos de ambos. Buenos Aires, capital argentina, programou inúmeras ações para lembrar o legado de luta da ex-vereadora.
Militantes na capital argentina espalharam placas com o nome de Marielle. Outra iniciativa do grupo foi mudar o nome de uma estação de metrô para “Rio de Janeiro Marielle Franco”. A medida foi organizada pelo Coletivo Passarinho e por brasileiros que moram na capital argentina.
Além das ações em locais públicos de Buenos Aires, está programado para as 18 horas um ato em homenagem a Marielle no Obelisco, o ponto turístico mais tradicional e reconhecido da cidade.
Algumas das principais entidades ligadas aos direitos humanos da Argentina se juntaram à iniciativa, além de sindicatos, jornalistas e personalidades destacadas pela luta por direitos, entre elas Anistia Internacional, Madres de Plaza de Mayo e Abuelas de Mayo, conhecidas pela resistência à impunidade dos atos da ditadura argentina (1976-1983).
Berlim
A Alemanha também reverenciou Marielle Franco. Em Berlim, cerca de 180 pessoas, entre brasileiros e alemães, marcharam pelas ruas da capital para homenagear a ex-vereadora, e protestar contra o governo de Jair Bolsonaro.
Assistam ao vídeo:
https://youtu.be/h3zK6NV5HO0
Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.