Escrito en
DIREITOS
el
O ativista e grafiteiro Mundano denunciou, nesta sexta-feira (11), uma censura imposta por policias militares do Rio de Janeiro a um catador de materiais recicláveis. Willen Marques, que teve sua carroça customizada através do projeto Pimp My Carroça, teria sido obrigado a apagar de sua carroça a seguinte frase: "Se eu pudesse reciclaria todos os políticos".
De acordo com Mundano, Willen estava fazendo uma coleta solicitada pelo aplicativo Cataki, que conecta catadores com empresas e pessoas interessadas em descartar materiais recicláveis, quando foi abordado por um grupo de policiais. "Essa frase está afrontando o governo. Pode, não. Apaga ou a gente apreende tua carroça”, teriam dito.
[caption id="attachment_147523" align="aligncenter" width="549"] Willen exibe a carroça censurada (Reprodução/Facebook)[/caption]
Mesmo se comprometendo a apagar a frase que incomodou os policias, Willen teria sido conduzido até uma delegacia e liberado na sequência por não ter nenhum tipo de antecedente criminal. Prontamente, o catador cobriu a frase na carroça com tinta branca. O caso teria acontecido no dia 3 de janeiro.
"Hoje fiquei sabendo da censura do meu trabalho, que para mim não é novidade e a enxergo como um elogio. O que me chamou a atenção é que os mesmos policias veem essa frase há anos, só agora ordenaram que fosse apagada. A questão que jogo pra vocês é: Qual frase você escreveria no lugar?", escreveu Mundano em seu perfil do Instagram.
O artista, que customizou a carroça de Willem, é o criador do projeto Pimp My Carroça, que tem como objetivo "tirar catadores da invisibilidade" e fornecer equipamentos de segurança aos trabalhadores.
Confira, abaixo, o postagem de denúncia do caso.