Escrito en
DIREITOS
el
Os dois homens que aparecem em um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (10) desferindo ataques xenófobos contra nordestinos vieram à público para pedir desculpas pelo ato. Lucas Paolinelli Campos e Vinícius Silveira Raposo enviaram à Fórum, nesta quinta-feira (10), uma nota de retratação em que reconhecem o erro e afirmam que o vídeo se tratava, na verdade, de uma "brincadeira privada".
"Aludido vídeo foi gravado em uma roda de amigos, e visava uma brincadeira privada, brincadeira essa que, reconhecemos ser infeliz e de péssimo gosto. Veiculada de forma contextualizada, tomou proporções inimagináveis, motivo pelo qual, de pronto, a rechaçamos e manifestamos total retratação", escreveram.
Lucas Paolinelli Campos é sócio da empresa mineira Ramos e Campos Importação e Exportação Ltda, conhecida como Primus Gemstones. Vinícius Silveira Raposo, de acordo com o site Pragmatismo Político, é professor universitário, formado em medicina veterinária e integrante da Connect Horse, uma empresa de treinamento de cavalos.
Nas imagens, os dois amigos aparecem proferindo ofensas contra nordestinos e misturando estados do Norte e do Nordeste. "Agora que o Bolsonaro ganhou, graças a Deus, ele vai excluir os nordestinos do grupo. Ele falou que agora é faca na caveira. A gente não vai mais suportar esse pessoal do Acre, de Roraima, esse pessoal do Norte", diz Campos. "A galera do Nordeste tem que parar de gastar o dinheiro que o Sudeste produz”, afirma Raposo, entre outros ataques xenófobos.
Confira, abaixo, a íntegra da nota de retratação.
Nota de esclarecimento
Vimos, através da presente nota, pedir desculpas e retratar-nos doconteúdo do vídeo gravado em 30/12/2018 e viralizado nos últimos dias.
Em momento algum, tivemos a intenção de agredir verbalmente qualquer pessoa ou grupo de pessoas, tampouco quisemos expressar ali um sentimento de ódio, preconceito, discriminação ou incitação de violência. Nunca foi nossa intenção.
Aludido vídeo foi gravado em uma roda de amigos, e visava uma brincadeira privada, brincadeira essa que, reconhecemos ser infeliz e de péssimo gosto. Veiculada de forma descontextualizada, tomou proporções inimagináveis, motivo pelo qual, de pronto, a rechaçamos e manifestamos total retratação.
Reiteramos o pedido de sinceras desculpas a todos aqueles que, por qualquer motivo, se sentiram ofendidos com as palavras ditas por nós, que não condizem com as nossas convicções.
Independentemente disso, no entanto, pedimos desculpas a todas as pessoas que de alguma forma foram atingidas pelo conteúdo desse vídeo e expressamos aqui a nossa certeza de que esse tipo de assunto não deve ser motivo de brincadeiras, mesmo que internas.
Lucas Campos
Vinicíus Raposo
Belo Horizonte, 10 de janeiro de 2019