Escrito en
DIREITOS
el
Iniciativa é da vereadora Sâmia Bomfim (PSOL), que pretende trocar nomes de vias da capital, que homenageiam figuras associadas à violação dos direitos humanos.
Da Redação*
Dandara de Palmares, líder de quilombo, guerreira negra, que viveu no período colonial brasileiro, pode virar nome de rua em São Paulo. A iniciativa é da vereadora Sâmia Bomfim (PSOL), que pretende realizar, junto com sua equipe de trabalho, um autêntico mutirão, com o objetivo de promover alterações nos nomes de uma série de vias e avenidas da capital paulista, que homenageiam figuras associadas à violação dos direitos humanos. A informação foi divulgada na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha Online.
O primeiro projeto apresentado â Câmara Municipal de São Paulo solicita a troca do nome da Rua Barão de Joatinga, localizada no bairro de Vila Buarque, por Dandara de Palmares. O barão foi um fazendeiro, dono de escravos, e Dandara, além de ter uma história de luta pelos direitos humanos, foi mulher de Zumbi dos Palmares, com quem teve três filhos. Suicidou-se após ser presa, em 6 de fevereiro de 1694, para não retornar à condição de escrava.
*Com informações da coluna de Mônica Bergamo
Foto: Divulgação