Escrito en
DIREITOS
el
Na gravação, que já alcançou milhares de visualizações no YouTube, as jovens aparecem apagando palavras e expressões escritas pelo corpo, como “preta”, “mal amada”, “sexo frágil” e “cara de empregada”; assista
Por Redação
Estudantes dos cursos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) se uniram em um vídeo da música “Survivor” (Sobrevivente, em português) para chamar a atenção para o preconceito enfrentado pelas mulheres no curso de Engenharia.
Na gravação, que já alcançou milhares de visualizações no YouTube, as jovens aparecem apagando palavras e expressões escritas pelo corpo, como “preta”, “mal amada”, “sexo frágil” e “cara de empregada”. A ideia surgiu como parte de uma tradicional gincana entre centros acadêmicos. O vídeo foi eleito vencedor da competição.
Segundo as idealizadoras, a proposta pretende alertar para o fato de haver um baixo número de mulheres na Poli, que não chega a 30% do total de alunos, e as que ingressam na Escola são alvos de discriminação diariamente.
Lançada em 2001, "Survivor" é uma faixa do terceiro álbum do Destiny's Child, que era formado por Beyoncé Knowles, Kelly Rowland e Michelle Williams. No Brasil, uma versão gravada pela cantora e atriz Clarice Falcão viralizou na internet em novembro do ano passado.
Assista a seguir.