Escrito en
DIREITOS
el
Vídeo mostra os três jovens só de cuecas, cobertos de tinta e sendo espancados com uma barra de ferro. Eles acusam seguranças do comércio local de serem os responsáveis pela barbárie
Por Redação
Um vídeo publicado na internet mostra três grafiteiros sendo agredidos no centro do Rio de Janeiro. Eles foram obrigados a ficar só de cuecas, pintados com tinta e espancados com uma barra de ferro. Os responsáveis pela ação seriam seguranças da Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), que teriam confundido os jovens com pichadores.
O caso aconteceu na última quinta-feira (21). No vídeo, é possível ouvir diversas ameaças e xingamentos. “Tira a mão que eu vou quebrar ela (sic). Se tu (sic) olhar para mim, vou estourar a tua cara”, disse um dos agressores. “Agora todo mundo vai apanhar nessa porra. Não bota o pé. Vou quebrar o pé”, continuou.
Uma das vítimas contou em uma rede social que, pouco antes do ocorrido, tinha participado de um evento de grafite no bairro de Santa Teresa. “Fomos abordados por cinco acéfalos na madrugada, que nos espancaram com barras de ferro por nos estereotipar como vândalos. Tive duas fraturas na perna e nem quero postar fotos do resto do corpo, que está coberto de hematomas”, relatou.
Diante da gravidade da situação, várias pessoas se mobilizaram em solidariedade aos jovens. Está marcado para o dia 21 de fevereiro um ato, denominado “Graffitaço da Paz”, na mesma região onde o crime ocorreu. Vale lembrar que o grafite é permitido por lei, em lugares autorizados, no município do Rio, desde 2013.
Foto de capa: Reprodução/YouTube