Escrito en
DIREITOS
el
A licença-paternidade seria ampliada para um mês; a proposta prevê ainda outras medidas para garantir o desenvolvimento saudável de crianças de até seis anos
Por Redação*
Na quarta-feira (19), a Comissão Especial da Primeira Infância discutiu emendas para o Projeto de Lei 6.998/2013, que pretende ser o marco legal da primeira infância, etapa correspondente do nascimento até os seis anos de vida. Um dos pontos de destaque é o possível aumento do tempo de licença-maternidade para um ano e de licença-paternidade para um mês.
O autor do projeto, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), defende a importância da proposta. “Não será um gasto a mais para as empresas, é um investimento que vai prevenir muitos problemas futuros, não só para a família, mas para a sociedade toda”, explicou.
O projeto aborda ainda a necessidade de melhorar a qualidade do atendimento a crianças e garantir que elas tenham um ambiente adequado para se desenvolver. Isso seria medido por um sistema de avaliação, que iria verificar se o modelo de cuidado aplicado aos pequenos está adequado ou deveria ser modificado.
Segundo Terra, é nesta fase que o ser humano desenvolve as estruturas sociais, afetivas e cognitivas e, por isso, deve ser vista com mais atenção pela sociedade. O projeto deve ser votado no dia 2 de dezembro, na Comissão Especial da Primeira Infância. O dispositivo altera a Lei 8.069 - o Estatuto da Criança e do Adolescente.
* Com informações da Agência Brasil
Foto de capa: Marcello Casal Jr / ABr
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar