De fevereiro de 2024 até abril de 2025, produzi uma série de 12 artigos na Revista Fórum, a partir da perspectiva do Jornalismo de Impacto, sobre a hegemonia do caiadismo em Goiás, que perpassou temas como Segurança Pública, Ativismo Judicial, Relações Internacionais, Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico, Eleições Presidenciais, Sertanejo Universitário, Mandonismo Político e Antipetismo.
Marcado pela tentativa de modernização e camuflagem do coronelismo ruralista, a dinastia dos Caiado tem conseguido imobilizar a expressão de novas e tradicionais correntes e expoentes políticos/econômicas de Goiás. Mais que isso, tem desaparelhado também a estrutura de Estado, à serviço de um projeto de governo monocrático e monocultural, no que tem comprometido a autonomia dos poderes, com o judiciário e legislativo goiano.
Tal diagnóstico de malbaratamento e secundarização do interesse público, inclusive do debate sobre políticas públicas, conforme os resultados da pesquisada e do trabalho por mim realizados, tem transformado Goiás no Estado do pensamento e política únicos, que, por esse motivo, encontra-se empobrecido em relação ao campo de manifestações ideológicas, principalmente, mais progressistas.
Um reflexo desse consenso aparente, pois que obtido de forma autoritária pelo atual governador, é que a liberdade de expressão e imprensa se encontra em uma situação de latência contumaz, sendo patente, por isso, a dificuldade de consolidar uma oposição política crítica e contundente em Goiás. Por tal motivo, este material jornalístico científico e opinativo produzido por mim só foi aceito para publicação integral pela Revista Fórum, um veículo de abrangência e audiência nacionais e com sede em São Paulo.
Para realizar o material, fiz uma escuta ativa dos diversos segmentos sociais nos 3 poderes de Goiás, sobretudo daqueles que têm sido vilipendiados pelos grupos hegemônicos do agronegócio, coronelismo político e do sertanejo universitário. Ao final dessa longa jornada de pesquisa, foi criado um canal para denúncias e debates sobre o autoritarismo populista e para apresentação de propostas renovadoras para Goiás, em parceria com o movimento “Oposição c/ Liderança”.
Link dos Artigos
*Frederico Assis Brasil é professor Urbanidade na UFSJ, com doutorado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ e idealizador do Oposição com Liderança.
**Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.