DATAFÓRUM

Debate Band: Boulos massacra Nunes no X (ex-Twitter): 62,8% a 28,6%, segundo o DataFórum

Publicações sobre Boulos tiveram muito mais engajamento que as relacionadas a Nunes, mostrando que a extrema direita, assim como o prefeito, ficou acuada; confira a análise

Guilherme Boulos e Ricardo Nunes em debate na Band.Créditos: Rubens Cavallari/Folhapress
Escrito en DATAFÓRUM el

Estudo do DataFórum, plataforma de análise de dados da Revista Fórum, revela que Guilherme Boulos (PSOL) superou amplamente o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), em engajamento no X (antigo Twitter) durante o primeiro debate do segundo turno das eleições, promovido pela Band na noite desta segunda-feira (14).

A análise mostra que o compartilhamento de postagens favoráveis a Boulos, impulsionado por apoiadores da esquerda, foi significativamente superior ao de conteúdos relacionados a Nunes, promovidos pela direita e extrema-direita.

Entre 22h de segunda-feira e 00h30 de terça-feira, período que compreendeu a exibição do debate, as republicações da esquerda envolvendo o nome de Boulos representaram 62,81% do total analisado, enquanto o compartilhamento de postagens da direita relacionadas a Nunes somou apenas 28,66% do fluxo monitorado pelo DataFórum.

Boulos lidera em engajamento no X (antigo Twitter) durante debate com Nunes na Band (Fonte: DataFórum)

Isso indica que, nas redes sociais, Boulos saiu vitorioso. A análise também destaca que a postura acuada de Nunes no debate refletiu-se no X, uma vez que a direita, que dominou a plataforma no primeiro turno, viu sua presença ser ofuscada pelos apoiadores do candidato do PSOL.

Edgard Piccino, ouvidor e analista de dados da Revista Fórum, explica o fenômeno observado pelo DataFórum.

"O bom desempenho do Boulos no debate foi confirmado no Twitter, que repercutiu as publicações do candidato e de outros influenciadores do campo progressista. Repetindo a postura do Nunes no debate, a extrema direita ficou acuada, sem conseguir gerar seu costumeiro engajamento, mesmo após ter dominado a plataforma durante o tempo em que ela ficou bloqueada no Brasil", pontua Piccino.

"Isso também confirma que o Nunes não é capaz de engajar o campo do bolsonarismo tradicional, pois tenta disfarçar seu posicionamento ideológico e não contenta o público mais radicalizado. Esta falta de engajamento nas redes pode prejudicar o Nunes nesta reta final de campanha, pois ele não tem mais a vantagem do tempo superior de televisão", prossegue.

Como foi o engajamento da esquerda

Com 62,81% das republicações sobre o debate no X, os principais temas levantados pela esquerda foram:

  • Críticas à gestão de Ricardo Nunes, com ênfase no apagão em São Paulo e questões de transparência;
  • Apoio a Guilherme Boulos, enaltecendo sua postura no debate e o desafio feito a Nunes para abrir seu sigilo bancário;
  • Denúncias contra a prefeitura, especialmente sobre poda de árvores e falta de ação em serviços públicos.

Veja as publicações de destaque da esquerda:

Como foi o engajamento da direita

Por outro lado, os principais temas levantados pela direita no X, que renderam a Nunes um engajamento de apenas 28,66%, foram:

  • Defesa de Ricardo Nunes, com ataques diretos a Boulos, focando em sua experiência e questões de segurança pública;
  • Críticas à Enel e menções de apoio do governo federal devido ao apagão;
  • Apelos ao eleitorado para evitar votar em Boulos, com ênfase em acusações de apropriação de recursos.

Confira as principais publicações da direita: