Levantamento DataFórum desta quarta-feira (7) revela que a cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) foi um dos assuntos mais discutidos no Twitter e chegou aos trending topics.
Além disso, os últimos momentos de Dallagnol na Câmara, incluindo um vídeo melancólico e um ensaio fotográfico, se tornaram motivo de piada nas redes sociais.
Por outro lado, a comunidade da extrema direita espalhou notícias falsas de que o presidente Lula foi hostilizado na Farm Show, na Bahia. Na realidade, foi um pequeno grupo de bolsonaristas que organizou vaias, mas os vídeos divulgados foram editados para dar a impressão errada.
A extrema direita foi responsável por 52% das menções no Twitter, enquanto os progressistas, somados à comunidade pop, representaram 40% das citações.
Foram analisados 141.776 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Extrema direita
Neste grupo, foi divulgado um vídeo de bolsonaristas vaiando Lula em um evento do agronegócio em Brasília e outro com ônibus chegando à feira, alegando que eram figurantes para o evento.
Lula foi criticado por não aceitar o convite para a Marcha para Jesus, além da indicação de Zanin para o STF.
Bolsonaro, mais uma vez, foi retratado como inocente e bem-intencionado, sofrendo perseguição dos maus elementos do judiciário e da esquerda. Bolsonaro também promoveu seu governo de forma positiva.
Progressistas
Entre os progressistas, foi bastante comemorado o início da redução do preço dos automóveis, assim como a cassação de Deltan Dallagnol e o momento difícil para Moro, com as novas denúncias de Tony Garcia.
A viagem de Lula à Bahia, em um encontro do agronegócio, teve bastante repercussão, e o presidente foi retratado como um estadista com grande relevância geopolítica.
Ronaldo Caiado foi acusado de participar de um esquema envolvendo kits de robótica, e influenciadores opinaram que Bolsonaro perderá seus direitos políticos. Lira foi alvo de críticas por se comportar como um chantagista, ávido por recursos públicos.
Cultura pop
Lula foi retratado como um político de sorte, beneficiado por melhorias no cenário econômico global ao assumir a presidência. Foi divulgado o lançamento de 4 toneladas de sementes na Mata Atlântica pelo governo Lula.
Mais uma vez, Lula foi inserido de forma favorável no universo da cultura pop, e a redução dos preços das mercadorias foi comemorada.
Liberais
Lula e Bolsonaro foram colocados como opositores similares, sendo ambos culpados por sabotar a Lava Jato e desmoralizar seus principais protagonistas.
O MBL, mais uma vez atuando como linha auxiliar do bolsonarismo, celebrou os bolsonaristas xingando Lula na Farm Show. Influenciadores do grupo consideraram que a inelegibilidade de Bolsonaro é prejudicial para Lula, pois o veem como seu maior cabo eleitoral.
Foi lamentado o fato de que as Forças Armadas estão atuando dentro da normalidade institucional, subordinadas ao Presidente da República.