Levantamento DataFórum desta sexta-feira (30) mostra que o principal assunto das redes ao longo da semana foi o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político.
Em ação movida pelo PDT, Bolsonaro foi acusado de utilizar a estrutura do Estado para disseminar uma crença pessoal - burla nas urnas eletrônicas - e instituir o caos no sistema eleitoral.
O ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE, foi categórico ao afirmar que o encontro de Bolsonaro com os embaixadores tinha como único pretexto produzir material eleitoral para disseminar nas redes e colocar em dúvida a lisura do sistema eleitoral do Brasil.
Ao término do julgamento, o placar final foi de 5 votos pela condenação e 2 pelo indeferimento da ação. Condenado, Bolsonaro está inelegível até 2030.
Diante desse cenário, a extrema direita se faz de vítima e afirma que "o sistema venceu". No entanto, mesmo em desespero, já articula para colocar alguma figura no lugar de Jair Bolsonaro.
A extrema direita ficou com 53% das menções no Twitter. Os progressistas, somados à comunidade pop lulista, tiveram 41% das citações.
Foram analisados 323.865 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Extrema direita
A extrema-direita divulgou a notícia da prisão de um pedófilo que tinha em seu perfil nas redes sociais uma foto de apoio ao presidente Lula, e também repercutiram a entrevista do presidente Lula a uma rádio gaúcha, na qual ele foi pressionado a afirmar que a Venezuela é uma ditadura.
O julgamento de Bolsonaro no TSE continuou gerando indignação nesse grupo, com a continuidade da circulação da fala do presidente do PDT, Carlos Lupi, que já se manifestou a favor do voto impresso, e ainda houve comemoração do voto do ministro Raul Araújo.
Também repercutiu o posicionamento do PCO em defesa de Bolsonaro, e o ex-presidente fez chacota com a audiência das lives de Lula.
Progressistas
Entre os progressistas, o assunto de maior relevância foi o julgamento de Bolsonaro no TSE, com influenciadores manifestando indignação com o voto do ministro Raul Araújo, mas também aplaudindo o voto de Floriano Azevedo, considerado histórico.
Lula fez uma postagem reclamando dos juros altos, e houve diversas denúncias sobre uma postagem da PRF de Sergipe pedindo contribuição para o PIX do Bolsonaro, gerando revolta entre os internautas.
Cultura pop / pró-Lula
Nesse grupo, houve muita comemoração da provável inelegibilidade de Bolsonaro, com internautas acompanhando o placar da votação e se preparando para festejar a decisão.
Repercutiu bastante o anúncio de cota de 2% para pessoas transexuais em concurso para auditores fiscais.