De acordo com o levantamento do DataFórum desta quarta-feira (21), o depoimento do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas gerou um embate discursivo entre apoiadores do presidente Bolsonaro e defensores do governo.
Na comunidade bolsonarista, o depoimento de Silvinei Vasques foi amplamente elogiado, e o ex-militar foi considerado um "herói".
Por outro lado, entre os perfis governistas, o depoimento do ex-diretor-geral da PRF foi fortemente rejeitado, e Silvinei foi rotulado como "mentiroso".
As menções no Twitter relacionadas à extrema direita representaram 47% do total, enquanto os progressistas e a comunidade pop juntos acumularam 43% das citações.
Foram analisados 301.152 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Extrema direita
Bolsonaro, para se defender de seu ataque à democracia na reunião com embaixadores, atacou Lula, afirmando que ele se reúne com ditadores.
A participação de Silvinei Vasques na CPMI de 08/01 foi comemorada por bolsonaristas, com destaque para o elogio que ele fez ao ex-presidente durante sua fala inicial. Também foi festejada a convocação do G Dias para a CPMI.
O TSE foi atacado, com sugestões de que a corte age politicamente para perseguir Bolsonaro e favorecer o PT. A melhoria da economia no governo Lula foi atribuída à gestão de Bolsonaro, que teria deixado a economia bem estruturada, segundo seus seguidores.
Anielle Franco foi criticada por ter sido fotografada andando de moto sem capacete e a mídia foi criticada por não ter condenado a atitude da Ministra. Flávio Bolsonaro questionou por que o acampamento em frente ao QG do Exército não foi desmobilizado antes do dia 08.
Progressistas
Bolsonaristas foram ironizados por criticarem o governo Lula, com influenciadores afirmando que eles preferem pagar mais por produtos e serviços, desde que o presidente seja Bolsonaro.
Também circulou a imagem do "Lula da Sorte", com a figura de um gnomo, afirmando que ele melhora a economia por pura sorte. Repercutiu a viagem de Lula à Itália e, mais uma vez, influenciadores desmentiram que foi Lula quem taxou o PIX.
Silvinei Vasques foi tachado de mentiroso por ter apresentado dados falsos na CPMI, com destaque para a participação de Érika Hilton, que contradisse o depoente com fatos e dados.
Pop
Neste grupo, a fake news bolsonarista sobre a taxação do PIX foi desmentida com bom humor, com a circulação de um print mostrando que a decisão aconteceu no governo Bolsonaro, acompanhada pela legenda de que Lula já era presidente e ninguém sabia.
Também teve grande alcance uma publicação do Sensacionalista: "'Dólar a R$ 4,77 é para ajudar quem disse que ia sair do país se eu ganhasse', diz Lula".