REPÚDIO

DataFórum: escracho de Bolsonaro por torcedores do São Paulo é destaque no Twitter

A aprovação da MP dos Ministérios no Congresso Nacional foi um dos principais assuntos na comunidade progressista

Jair Bolsonaro vaiado no Morumbi.Créditos: Twitter
Escrito en DATAFÓRUM el

Levantamento DataFórum desta sexta-feira (2) mostra que o escracho organizado por torcedores do São Paulo contra o ex-presidente Bolsonaro (PL) no Estádio do Morumbi foi um dos grandes destaques do Twitter. 

O ex-presidente Bolsonaro esteve na capital paulista nesta quinta-feira (1) para realizar exames e aproveitou para informar que iria ao Estádio do Morumbi para assistir ao jogo entre o São Paulo e o Sport (PE), válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. 

Porém, ao chegar no Estádio do Morumbi Bolsonaro se deparou com "homenagens" calorosas por parte da torcida do São Paulo: "Fora Bozo", "Bolsonaro porco maldito" e "Bolsonaro racista cagão". Do lado de dentro do campo, os torcedores entoaram o clássico "Ei, Jair, vai tomar no cu". A repercussão deste escracho foi grande e formou uma comunidade própria. 

Na comunidade da extrema direita o destaque foi uma publicação do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ao anunciar que "a casa caiu" para o governo Lula devido ao fato de G. Dias ter falsificados documentos do GSI. 

 

Por sua vez, o destaque da comunidade progressista foi a aprovação da MP dos Ministérios que garantiu a estrutura do governo Lula. 

A extrema direita obteve 54% das menções no Twitter. A comunidade progressista ficou com 34% das citações.  

Foram anailsados 362.479 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_ 

 

 

Extrema direita 

O influenciador bolsonarista Deltan Dallagnol liderou o grupo de extrema-direita anunciando que "a casa caiu" para o governo Lula, devido ao fato de G. Dias ter falsificado dados em um relatório do GSI, seguido por Marcos do Val, que abordou o mesmo caso. 

Houve manifestações de solidariedade a Delis Ortiz e muita lamentação pela indicação de Zanin para o STF. 

Maduro ainda foi assunto, sendo chamado de narcoditador sanguinário, e houve pregação anticomunista atacando Lula.

 


Progressistas 

Erika Hilton teve bom engajamento comemorando a aprovação da MP sobre a estrutura do governo, e Lula também comentou a aprovação, afirmando que a negociação faz parte da política. 

Arthur Lira foi retratado como um chantagista que mantém todo o país como refém, e influenciadores comemoraram a "derrota de Lira". 

Lula teve um bom alcance com um tweet comemorando a vitória do Corinthians e também com uma publicação comentando a indicação de Zanin para o STF. Também foi bastante comemorado o fato de Lira ter entrado na mira do STF e da PF.

 


Futebol 

Neste grupo, Bolsonaro foi tratado como uma figura tóxica, que não é bem-vinda em estádios, com diversos torcedores do São Paulo apoiando o protesto da torcida contra o ex-presidente. 

Diversos tweets afirmam que a reação à presença de Bolsonaro já estava planejada e que ocorrerão outras vezes caso ele insista em ir ao Morumbi.

 


Anti-Zanin

Nesta comunidade, influenciadores, inclusive progressistas, reclamaram da indicação de Zanin para o STF, devido ao fato de ele ser advogado de Lula. 

Internautas disseram que a indicação não foi republicana e que o próprio Lula já havia dito que não se deveria indicar amigos para a Suprema Corte.