DATA FÓRUM

Data Fórum: possível prisão de Bolsonaro gera os melhores memes das redes

Extrema-direita tenta tirar o ex-presidente das cordas; fake news sobre diária de Lula em Londres também gerou posts

Bolsonaro chora.Créditos: Reprodução
Escrito en DATAFÓRUM el

O destaque nas redes neste domingo (7), de acordo com análise da plataforma de monitoramento digital da Revista Fórum, a Data Fórum, foram as piadas em torno da possível prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entre os progressistas e comunidades bem-humoradas, a possível prisão motivou comemorações e brincadeiras, com influenciadores afirmando que o ex-presidente deve pagar por possíveis crimes cometidos e que não pode ficar impune.

O tom adotado pela extrema direita é de vitimização de Bolsonaro, na tentativa de construir uma imagem de perseguido político inocente, para justificar uma possível prisão do líder.

Os valores da hospedagem de Lula geraram uma disputa de narrativas, com bolsonaristas criticando os supostos valores e progressistas denunciando fake news da Band com preços equivocados, além de resgatar gastos de Bolsonaro com viagens.

Extrema direita (azul) - 46%:

Bolsonaristas atribuíram as mortes em território Yanomami ao governo Lula, com o objetivo de inocentar Bolsonaro pelo genocídio indígena. Bolsonaro também foi vitimizado em relação às suas complicações com a justiça, com adeptos afirmando que ele é perseguido politicamente por ter derrotado o PT. O caso da adulteração do cartão de vacinação de Bolsonaro foi tratado como se fosse uma conspiração, utilizando reportagens distorcidas, inclusive da Revista Fórum. O valor da diária do hotel de Lula na Inglaterra motivou postagens com bom alcance.

Progressistas (laranja) - 36%:

Os progressistas comemoraram a onda de revelações comprometedoras sobre possíveis crimes de Bolsonaro, com influenciadores afirmando que o ex-Presidente será preso. A fake news da Band sobre o valor das diárias de Lula foi repudiada por diversos perfis. Lula divulgou conquistas do seu governo, como reajuste do salário mínimo, do valor de isenção do IR, igualdade salarial entre homens e mulheres, retomada do "Conselhão", entre outros, e também repercutiu sua fala sobre Assange e sua homenagem à Palmirinha. O pronunciamento da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, também teve boa circulação.

Cultura de rede / pró-Lula (verde) - 7%:

Nikolas Ferreira foi motivo de chacota nesta comunidade por ter gritado o nome de Bolsonaro em sua lua de mel, com internautas sugerindo que sua esposa deveria ficar atenta com uma possível paixão entre ambos. Lula foi elogiado, com bom humor, por "passar a chave pix" do Brasil para líderes mundiais em suas viagens. Lula também foi saudado por ter se manifestado em relação à situação de Julian Assange.

Humor (vermelho) - 6%:

Esta comunidade apresentou um humor escrachado, com brincadeiras favoráveis a Lula, citando-o em um contexto LGBT, e desfavoráveis a Bolsonaro, associando sua imagem à polícia e ao presídio. Felipe Neto foi ironizado por ter afirmado que houve sensacionalismo da mídia em relação ao valor da hospedagem de Lula na Inglaterra.