Levantamento DataFórum desta segunda-feira (29) traz como destaque uma "matéria" publicada pelo colunista social Lauro Jardim, do jornal O Globo, onde é revelado que "Janja monopoliza os almoços com o presidente Lula".
O texto, que traz um misto de surrealismo, mau gosto e machismo, "entrevista" uma fonte anônima que diz ao jornalista que só quando Janja está viajando é que se consegue encontrar o presidente Lula no almoço.
A publicação de tal texto causou revolta em alguns setores, mas também terminou por se tornar motivo de piada e gerar a alta produção de memes com o assunto.
Porém, na manhã desta segunda-feira (29), a primeira-dama Jana respondeu à "matéria" publicada no Globo e classificou toda a repercussão em torno dela como "o puro suco da misoginia".
A extrema direita obteve 48% das menções no Twitter. Os progressistas, somados com a comunidade de influenciadores progressistas, obtiveram 46% das citações.
Foram analisados 159.971 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Extrema direita
Bolsonaro fez propaganda positiva de seu governo, e influenciadores utilizaram desinformações para pintar um quadro de tragédia e fracasso do governo Lula.
Houve críticas ao churrasco promovido por Lula, e Boulos foi difamado, com internautas afirmando que ele é o único sem-teto que viaja em jatinho particular.
Lula também foi atacado por sua postura no cenário internacional perante a guerra da Ucrânia, e circulou a informação de que no governo Lula há mais denúncias de racismo do que havia no governo Bolsonaro. Também houve críticas ao MBL, dando continuidade à disputa interna na extrema direita.
Progressistas
Lula publicou um tweet para transmitir tranquilidade e esperança na construção de um futuro melhor, além de cumprimentar Erdogan por sua vitória nas eleições na Turquia.
Houve lamentação sobre as recentes derrotas no Congresso Nacional para o meio ambiente, e a grande mídia foi acusada de ser conivente com o desmonte das políticas públicas para a área. Houve reações irônicas sobre a informação de que Lula almoça com Janja.
Também houve comemoração da queda do preço dos combustíveis e da publicação de Leonardo DiCaprio elogiando as ações a favor dos povos indígenas do governo Lula.
Influenciadores progressistas
Felipe Neto viralizou com uma postagem na qual lista as conquistas do governo Lula, e nesta comunidade houve muita zombaria com a postagem de Lauro Jardim, informando que Lula almoça com Janja.
Erdogan foi comparado a Bolsonaro, com acusações de ter "comprado sua reeleição", ao contrário do ex-presidente, que tentou, mas não conseguiu. Também houve mensagens de apoio à política ambiental liderada por Marina Silva, e a privatização da Eletrobras foi criticada.