Levantamento DataFórum desta segunda-feira (22) mostra que a viagem do presidente Lula (PT) ao Japão, para participar do G7, foi do sucesso absoluto ao fracasso retumbante quando analisada a partir da batalha de narrativas entre esquerda e extrema direita no Twitter.
Na comunidade progressista, a passagem de Lula confirmou que o Brasil está de volta ao jogo internacional e que o mandatário brasileiro se tornou um player importante na articulação pela em torno de conflitos armados ao redor do planeta.
Já no grupo da extrema direita, o presidente do Brasil foi um fracasso e a importância do país na geopolítica é algo irrisório. Também destacaram o fato de a reunião com o Zelensky, presidente da Ucrânia, não ter ocorrido por causa da "irrelevância" do mandatário petista.
Além da ida do presidente Lula ao G7, as movimentações de Deltan Dallagnol após ter o seu registro eleitoral cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) repercutiu na extrema direita e entre progressistas.
A extrema direita e os progressistas obtiveram 46%, ambos, das menções no Twitter.
Foram analisados 241.607 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Extrema direita
A extrema direita buscou disseminar a versão de que a viagem de Lula ao encontro do G7 foi um fracasso, tentando retratar Lula como uma figura irrelevante no cenário geopolítico e distorcendo os fatos do desencontro entre Lula e Zelensky.
O General Dutra foi hostilizado por ter executado a prisão dos criminosos golpistas acampados em frente ao QG, além de ter elogiado a postura de Lula diante dos fatos. Deltan, seguindo o roteiro bolsonarista, tentou se vitimizar, alegando ser alvo de perseguição política após ter seu mandato cassado.
Os gastos com a viagem ao G7 motivaram reclamações, com internautas afirmando que o governo escondeu os valores da viagem.
Progressistas
A passagem de Lula pelo G7 foi elogiada no grupo, com destaque para seus discursos sobre a paz, enfatizando que todos os conflitos em andamento merecem a mesma atenção que o conflito ucraniano.
Também houve comparação entre o desempenho internacional de Lula e o desempenho de Bolsonaro, mostrando uma clara diferença favorável a Lula, e internautas criticaram a mídia por distorcer os fatos sobre o desencontro entre Lula e Zelensky.
A solidariedade de Lula a Vini Jr., vítima de racismo na Espanha, também gerou grande repercussão.
Humor / pró-Lula
Esta comunidade fez postagens bem-humoradas, com internautas ridicularizando a extrema direita, como se estivessem "desmascarando" Lula e "expondo" informações ridículas.
Moro também foi alvo de piadas devido à sua notória dificuldade em lidar com a língua portuguesa. Zelensky também foi alvo de zombarias, retratado como uma personagem indesejada e egocêntrica.
Lula também foi elogiado por ter conseguido atrair doações e investimentos em suas viagens internacionais.
G7 / Vini Jr.
O destaque principal do grupo foi a postagem de Narendra Modi divulgando seu encontro com Lula.
Outras postagens também repercutiram positivamente a passagem de Lula pelo G7, mas também houve postagens neutras e algumas levemente desfavoráveis.
Também foi relevante a manifestação de solidariedade de Lula a Vini Jr., que foi vítima de racismo na Espanha. A LaLiga foi criticada por não condenar veementemente o caso de racismo.