Levantamento DataFórum desta terça-feira (2) mostra que a ida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Agrishow foi utilizado de maneira política para fazer palanque digital e atacar o governo Lula.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que esteve com Bolsonaro na Agrishow, evento do agronegócio que acontece em Ribeirão Preto (SP), também fez uso político do encontro e prestou elogios a Bolsonaro.
Já no campo da comunidade progressista o principal assuntou foi o discurso do presidente Lula, em cadeia nacional, alusivo ao Dia do Trabalhador.
Além disso, teve ampla repercussão na comunidade progressista o anúncio do novo salário mínimo e da nova faixa de isenção no Imposto de Renda.
A extrema direita teve 54% das menções no Twitter. Os progressistas obtiveram 37% das citações.
Foram analisados 423.079 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Extrema direita
Os bolsonaristas festejaram a participação de Bolsonaro e Tarcísio de Freitas na Agrishow, que foi considerada uma vitória política para a extrema direita.
O PL das Fake News foi atacado como se fosse uma tentativa de censurar a liberdade de expressão e que o Governo Federal quer controlar as redes sociais, visão defendida por Sérgio Moro, um dos influenciadores do bloco bolsonarista.
Progressistas
Na comunidade progressista, o maior destaque foi o pronunciamento do Presidente Lula com mensagem aos trabalhadores em 1º de Maio, com o anúncio do aumento do limite para tributação do imposto de renda, beneficiando os mais pobres, além do reajuste do salário mínimo para R$1.320.
Também teve bom alcance comentários sobre os anúncios, como o painel danificado pela família Bolsonaro, que foi restaurado e serviu de fundo para o pronunciamento, e o fracasso do “panelaço”, marcado pela oposição.
Janones fez uma publicação defendendo sua participação na CMPI e internautas exigiram a prisão de todos os golpistas de 08/01. Por fim, também houve boa repercussão do posicionamento de Lula contra as fakes news, convocando todos a combatê-las.
Direita liberal
A direita liberal centrou seus ataques no PL 2630, afirmando que é defendido pelos progressistas e, por isso, deveria ser rejeitado, além de reproduzir o discurso bolsonarista de que se trata de censura e controle das redes sociais pelo governo.
O governo Lula foi criticado por retirar isenção de impostos para renda com origem no exterior e Tarcísio de Freitas foi criticado por levar Bolsonaro na Agrishow, pois estaria perdendo a chance de manter o protagonismo consigo.