Levantamento DataFórum desta segunda-feira (17) mostra que a viagem do presidente Lula (PT) à China, apesar de ter rendido uma série de parcerias econômicas, foi deturpada pela imprensa tradicional e por bolsonaristas.
A partir do prisma bolsonarista e da imprensa tradicional, a passagem de Lula pela China foi uma "trapalhada de declarações". Por sua vez, os bolsonaristas consideraram um "absurdo" o fato de o presidente brasileiro articular a paz entre a Ucrânia e Rússia.
Outro fato que também virou alvo de disputa de narrativas no Twitter foi o "sumiço" dos móveis do Palácio da Alvorada.
A extrema direita obteve 45% das citações no Twitter. A comunidade progressista, somada com a pop, teve 41% das menções.
Foram analisados 306.825 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Bolsonarismo
Bolsonaro criticou Lula pelo seu posicionamento contra a guerra na Ucrânia, sugerindo que os EUA não incentivam a guerra, e ainda considerou um vexame para a política externa a viagem de Lula à China, citando Dilma e Stédile.
Dallagnol ficou novamente entre os maiores influenciadores do bolsonarismo, comentando o valor dos móveis adquiridos para o Palácio do Alvorada, e Michelle Bolsonaro alegou que os móveis que desapareceram do Palácio eram da família dela.
A CPMI do vandalismo de 08/01 foi um dos destaques, com parlamentares se manifestando contra a possível retirada de assinaturas do requerimento. Felipe Neto teve um vídeo resgatado com críticas a Lula e Dilma e foi acusado de receber pagamento do governo. Bolsonaristas atacaram Zanin, afirmando que ele impunha maus tratos às suas babás.
Progressistas
A viagem internacional de Lula foi o grande destaque, com publicações do próprio perfil do presidente ressaltando resultados positivos, mas também com outros influenciadores comemorando o protagonismo do presidente no cenário internacional.
A posição de Lula sobre a guerra na Ucrânia foi um assunto relevante nas redes sociais. Os móveis desaparecidos do Palácio do Alvorada repercutiram muito neste grupo, em especial a notícia de que 83 móveis não foram localizados pela Presidência.
Flávio Dino divulgou apreensão de cocaína pela Polícia Federal, e influenciadores defenderam Zanin, afirmando que as denúncias de babás eram uma armação, acusando o casal de maus tratos.
Cultura pop
Internautas comemoraram a isonomia diplomática, com o Brasil exigindo visto para norte-americanos, uma vez que os EUA exigem visto para os brasileiros.
Influenciadores defenderam Janja, acusada pela oposição de ser uma “deslumbrada” que utiliza dinheiro público para conhecer o mundo.
Com bom humor, internautas simpáticos a Lula divulgaram publicação do Sensacionalista “Lula vem da China e é taxado por Haddad”, e sua imagem com óculos escuros rendeu bastante engajamento. A viagem de Lula à China e aos Emirados Árabes foi bastante comemorada nesta comunidade.
Direita liberal
O pedido de paz feito por Lula foi muito criticado nesta comunidade, que considerou uma “trapalhada”, pois Lula estaria sendo ingênuo e manipulado por Putin. Influenciadores retrataram a Ucrânia como mera vítima da guerra, isenta de responsabilidade, e os EUA como um país que não incentivou a guerra.
Assumindo sua índole bolsonarista de maneira mais clara, circulou bastante uma matéria da Folha favorável a Bolsonaro, afirmando que ele queria ampliar a isenção de impostos de importação.