CULTURA

Essas são as cinco melhores cantoras da história da música brasileira, segundo a Rolling Stone

Artistas deixaram legados que moldaram a história da nossa música, eternizando o samba e o MPB em todo o país

Créditos: Disco de 1970
Escrito en CULTURA el

A música brasileira é marcada por vozes poderosas que atravessaram e ainda atravessam gerações, estilos e contextos sociais. São cantoras que, além do talento vocal, ajudaram a moldar a identidade musical do país com interpretações, engajamento político e inovações estéticas. 

Uma lista elaborada em outubro de 2012 pela revista Rolling Stone Brasil, apresentou a lista das 100 maiores vozes da música brasileira, compilada a partir da votação de 60 críticos e jornalistas especializados. Na lista, há uma variedade de gêneros musiciais, mas cantoras do MPB e do samba foram destaque da edição. Confira:

Elis Regina

Frequentemente apontada por críticos e estudiosos como a maior cantora brasileira de todos os tempos, Elis é dona de interpretações arrebatadoras e transformou cada canção em uma obra-prima da MPB. A revista Rolling Stone a consagrou como a número 1 entre as maiores vozes femininas do Brasil. Versátil, transitou com maestria entre estilos como a bossa nova, o samba e o rock, sempre imprimindo sua assinatura artística inconfundível.

Maria Bethania

Quando Bethânia pisa no palco, o tempo para. É entrega, é poesia viva, é voz que rasga e acolhe. A revista Rolling Stone a classificou no 5º lugar entre os maiores nomes do país.

Gal Costa

Gal Costa foi um fenômeno desde os tempos da Tropicália, quando lançou "Baby" e conquistou o país. Sua trajetória passou pela bossa nova, pelo rock psicodélico dos anos 1960, pelo samba — em todos os gêneros, deixou registrada sua identidade sonora. Com uma voz única e agudos que só uma intérprete de seu nível poderia alcançar, Gal ocupa o 6º lugar na lista geral da Rolling Stone dos maiores nomes da música brasileira.

Clara Nunes

Figura essencial do samba e da MPB, Clara Nunes eternizou a cultura afro-brasileira em sua música. Com clássicos como “A Deusa dos Orixás”, “O Mar Serenou” e “Tristeza Pé no Chão”, consolidou-se como uma das maiores vozes do Brasil.

Marisa Monte

Antes de alcançar o estrelato com “Bem Que Se Quis” no final dos anos 1980, Marisa Monte já se dedicava ao estudo do canto lírico — um fator que certamente contribuiu para a precisão e beleza de sua voz. Desde então, ela vem encantando gerações e acumulando conquistas: são 4 prêmios Grammy Latino, 9 Prêmios Multishow e 5 APCA. Seu talento também foi reconhecido pela Rolling Stone, que a incluiu entre as maiores vozes femininas da música brasileira.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar