Luciano Amaral, o protagonista da série "Mundo da Lua", um ícone dos anos 90, se manifestou após a confirmação da sequência do clássico da TV Cultura. Em um vídeo, o ator compartilhou uma reflexão que sugeriu os motivos de sua ausência no projeto, que será uma continuação e não um remake, contando com a presença de parte do elenco original.
Em entrevista à "Folha de São Paulo", a emissora revelou que Luciano solicitou um cachê três vezes maior para retornar ao papel. Em nota enviada à coluna de Mônica Bergamo, a TV Cultura explicou que "tentou negociar" a participação de Amaral com o presidente da Disney no Brasil (empresa controladora da ESPN), abordando questões como folgas e salários. Contudo, segundo a emissora, no momento da assinatura do contrato, o ator queria o triplo do cachê inicialmente proposto.
Nas redes sociais, Luciano Amaral se defendeu citando a metáfora de um vendedor de chuchu e falou sobre a importância da valorização do trabalho. "Deixa eu contar uma história pra vocês, aconteceu hoje, hoje é domingo né, dia tradicional que aqui em São Paulo tem aquelas feiras de rua, onde as pessoas vendem legumes, tem as barracas ali com frutas e tudo mais, e eu fui na feira, e passando lá, a feira aqui do bairro, tem uma barraca que é muito famosa, a Original, a Original tá lá há mais de 30 anos, e esse cara que vende chuchus ali, ele é mega famoso por isso, por vender chuchus e tudo mais, e todo mundo tem um carinho gigante por ele, porque ele ama o que faz e tudo mais", afirmou.
"Ele me contou uma história de uma pessoa que foi lá, queria comprar chuchu hoje, e queria pagar 3 reais no quilo de chuchu, e ele falou, poxa, é que o quilo do chuchu, ele me explicou, custa 10 reais em todo o país, basicamente esse é o preço médio de todo o país, tem lugar que cobra até mais caro que isso, mas aí são os chuchus mais especiais, mas eu aqui não sou especial, eu só quero cobrar o básico aqui, e a pessoa ficou ofendida, e saiu de lá, não comprou o chuchu, saiu de lá falando que ele estava cobrando 3 vezes mais o que ela queria pagar", explicou o ator, que continuou: "E aí sabe o que aconteceu depois? Lógico que o vendedor de chuchus ficou chateado, porque ele queria vender muito aquele chuchu, talvez ele pudesse vender até por menos do que o preço médio aí do mercado, mas é que pelo que o cara estava oferecendo pra comprar o chuchu, não dava, e ele ficou sabendo que a pessoa foi lá e comprou o chuchu, mas não na barraca dele, em outra barraca, que ali não é a barraca original, e pagou talvez 10, ou até mais que isso."
"Moral da história, às vezes a gente está gastando energia em pessoas que fingem estar querendo comprar o nosso chuchu, e muitas vezes elas no fim das contas nem querem, então saibam onde vocês gastam a sua energia, se valorize, e mais do que isso, respeite, se respeite. Claro que não estamos falando de chuchu né?"
A atriz Mira Haar, que interpretava Carolina, mãe de Lucas, assim como Luciano Amaral, recusou o convite para o revival. O motivo foi mesmo: a proposta financeira estava aquém dos valores atuais do mercado.
Assista ao vídeo completo