O cineasta Pedro Almodóvar conversou com jornalistas e falou sobre o fato de ter recebido o Leão de Ouro no Festival de Veneza pelo seu novo filme, "The Room Next Door", que traz as atrizes Julianne Moore e Tilda Swinton no elenco. A nova produção do icônico diretor foi ovacionada e aplaudida por mais de 20 minutos.
Durante a coletiva, Almodóvar revelou que sempre recebe com surpresa e nunca entende quando um de seus filmes alcança a unanimidade, assim como também não entende por que, às vezes, fracassam. Especificamente sobre o Leão de Ouro, o cineasta afirmou que se trata de uma dupla vitória e que o seu novo trabalho "é uma resposta ao discurso de ódio que assola a Espanha".
Te podría interesar
“É uma dupla recompensa que os vossos compatriotas se identifiquem com o prêmio que acabam de vos conceder. É tão grande quanto tê-lo dado a você [...] É um filme, como eu disse, talvez eu esteja exagerando, mas não, não estou exagerando, porque depois pensei nisso e não, não deu certo, mas não estava exagerando. É a minha resposta aos discursos de ódio que ouvimos na Espanha”, inicia Pedro Almodóvar.
Em seguida, o cineasta defende leis que penalizem discursos de ódio e fake news. “[O filme] é a favor da solidariedade absoluta, da empatia verdadeiramente profunda. Acho que é uma resposta a tudo o que é tão negativo [...] existe uma grande Espanha em que me sinto integrado e que não é favorável a esses discursos. Deveria até haver uma penalidade quando as mentiras fossem descobertas, controladas, tudo se sabe [...] se sabe que são mentiras, deveria haver alguma penalização, porque estão causando tensões insuportáveis na sociedade em que vivemos”, disparou o cineasta.
Te podría interesar
Confira a declaração de Almodóvar no vídeo abaixo:
Almodóvar recebe o Leão de Ouro no Festival de Veneza
O novo filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, "The Room Next Door", recebeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza. A nova obra do diretor, que traz Julianne Moore e Tilda Swinton no elenco, foi aplaudida por 20 minutos, e o filme já era o mais cotado entre os concorrentes.
Quem também foi premiado no Festival de Veneza foi o brasileiro "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, que recebeu o prêmio de Melhor Roteiro, assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega. O longa-metragem narra a história de Eunice Paiva, que busca justiça por seu marido, Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar brasileira.
Na categoria de Melhor Atriz, que tinha Fernanda Torres ("Ainda Estou Aqui") na disputa, a vencedora foi Nicole Kidman, pelo papel protagonista em "Babygirl". Também estavam no páreo Lady Gaga ("Coringa: Delírio a Dois") e Julianne Moore ("The Room Next Door").
Confira abaixo a lista completa dos vencedores no Festival de Veneza:
- Melhor Jovem Ator: Paul Kircher, por "Leurs Enfants Après Eux"
- Prêmio Especial do Júri: "April", de Dea Kulumbegashvili
- Melhor Roteiro: "Ainda Estou Aqui", de Murilo Hauser e Heitor Lorega
- Melhor Ator: Vincent Lindon, por "The Quiet Son"
- Melhor Atriz: Nicole Kidman, por "Babygirl"
- Leão de Prata - Melhor Direção: Brady Corbet, por "The Brutalist"
- Leão de Prata - Grande Prêmio do Júri: "Vermiglio", de Maura Delpero
- Leão de Ouro: "The Room Next Door", de Pedro Almodóvar