GILBERTO BRAGA

Aguinaldo Silva detona ABL por ignorar autores de novela

Segundo ele, quem quiser saber como era o Brasil daqui a 50 anos “vai encontrar a resposta na novela e não na literatura”

Aguinaldo Silva.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en CULTURA el

O escritor e autor de novelas Aguinaldo Silva, 81, aproveitou o lançamento do seu livro “Meu Passado me Perdoa", nesta quinta-feira (18), no Rio de Janeiro, para fazer uma forte crítica à Academia Brasileira de Letras (ABL).

Durante conversa pouco antes da noite de autógrafos, ele afirmou que as novelas de televisão são um dos elementos mais fortes da cultura brasileira e que sempre foram ignoradas pelos imortais

"Sempre li muito e não conheço nenhum exemplo da literatura nacional que tenha decodificado tanto os nossos costumes como as novelas", afirmou.

Segundo ele, Gilberto Braga (1945-2021), autor de "Vale Tudo" e "Dancin' Days" entre outros sucessos da TV Globo, é um dos melhores autores que conheceu na vida:

"Gilberto deveria ter se tornado um imortal da ABL, mas nunca foi cogitado pela Academia Brasileira de Letras. Ele fez novelas brilhantes. Daqui a 50, 20 anos, quem quiser saber como era o Brasil vai encontrar a resposta na novela e não na literatura. Eu acho", encerrou Aguinaldo.

Contra os remakes

Aguinaldo Silva criticou o fato de a Globo estar preparando um remake da novela "Vale Tudo", clássico dos anos 1980, do qual ele é um dos autores juntamente com Gilberto Braga e Leonor Bassères.

Em entrevista ao Splash, em junho deste ano, Aguinaldo Silva, autor de vários sucessos da Globo, entre eles a já clássica novela "Senhora do Destino", declarou que as novelas são produtos de seu tempo e que a refilmagem depende de muitas variantes.

"Eu sou contra remakes. A novela existe naquele momento, depende do autor, elenco, da disposição do público para que tudo dê certo. Todos os remakes foram sempre menos interessantes que os originais. As pessoas que veem novelas vão ver uma Odete Roitman que não é Odete Roitman. Quem vai fazer Odete? Cassia Kis poderia fazer, por exemplo. A própria Gloria Pires faria uma boa Odete, mas não está na idade ainda. Mas não tem jeito. Odete sempre vai ser Beatriz Seagall", disparou Aguinaldo Silva.

Em seguida, Aguinaldo Silva falou da dificuldade para escalar o elenco de uma nova versão de "Vale Tudo". "Eu confesso que se tivesse que escalar o elenco desse remake, pediria demissão. As pessoas vão assistir ao remake de 'Vale Tudo' e vão dizer que gostam mais da original. Eu não me atreveria (a fazer remake de 'Vale Tudo') por uma questão de respeito. A pergunta básica da novela (Vale a pena ser honesto no Brasil?) é uma questão delicada atualmente, porque parece que vale a pena ser um pouquinho vigarista hoje em dia", afirmou Silva.