INCLUSÃO E ARTE

Guia Musical de Brasília lança 12ª edição em show comemorativo

Com o tema “A Transformação Social através da Música”, festa de lançamento do guia também vai arrecadar instrumentos musicais que serão doados para escolas e projetos sociais

Guia Musical de Brasília.Créditos: Divulgação
Por
Escrito en CULTURA el

No próximo dia 30 de julho, o Clube do Choro de Brasília será palco do lançamento da 12ª edição do Guia Musical de Brasília. A tradicional publicação é referência na divulgação de artistas e instituições culturais da capital federal. O espetáculo de lançamento terá como tema “A Transformação Social através da Música”, reunindo artistas renomados e apoiadores da causa social.

Além disso, das narrativas de superação e de progresso social de diversos artistas, o evento também promove a doação de instrumentos musicais para escolas e projetos sociais dirigidos por organizações sem fins lucrativos.

A nova edição do Guia Musical de Brasília traz entrevistas com o “poeta do rap” GOG; o cantor e compositor piauiense Clodo Ferreira; o maestro Jorge Antunes, pioneiro da música eletrônica no Brasil; e os cearenses Ocelo Mendonça, Myrlla Muniz e João Marinho.

O show de lançamento, produzido por Joaquim Barroncas e Márcia Tauil, contará com a participação da mesma, Janette Dornellas, GOG, Sérgio Morais, Victor Abrão, Tico de Moraes e Myrlla Muniz. Eles contarão ainda com o acompanhamento de Ana Noronha (percussão), Paula Zimbres (baixo), Enos Marcelino (acordeom), Sidney Campos (bateria), Cairo Vitor (violão e direção musical), João Marinho (violão) e Ocelo Mendonça (violoncelo).

Música que transforma

Joaquim Barroncas, idealizador do Guia Musical de Brasília, relata que Sérgio Morais – também conhecido como Sérginho da Flauta, é a personificação do tema escolhido para o lançamento. “Filho de um porteiro e de uma dona de casa, ele se transformou num dos principais músicos do país. Trata-se de um herdeiro do estilo de Altamiro Carrilho, um dos maiores ícones do choro”.

Nesse sentido, o produtor ressalta que são inúmeros os exemplos de pessoas oriundas das periferias da capital federal que ascenderam através da música. São músicos que atuam em recitais, casamentos, concertos, e também em bares e restaurantes, animando a noite brasiliense.

“A empregabilidade da cadeia produtiva da música é muito alta”, afirma Barronca. “E numa cidade como Brasília, a música é muito forte. Brasília já foi a capital do rock, do samba, da música sertaneja. E agora é a capital do choro. É a capital de todos os brasileiros e de todos os estilos”.

Ele relata ainda que os primeiros instrumentos que recebeu através da campanha de doação foram entregues à CASAGOG, projeto social do “poeta do rap”. A instituição, que fica no Guará, nos arredores de Brasília, vai acolher crianças e jovens carentes, para que aprendam sobre o poder transformador do hip-hop. “São muitas crianças que não podem comprar seus próprios instrumentos e muitas vezes as escolas também não têm. A campanha está fazendo o maior sucesso”, comemora Barronca.

Serviço

Os ingressos para a apresentação de lançamento da 12ª edição do Guia Musical de Brasília já estão disponíveis, através da plataforma online Bilheteria Digital.

Data: 30 de julho / 2024 – terça-feira
Horário: 20h
Local: Clube do Choro de Brasília
Endereço: SDC Bloco G – Brasília
Couvert artístico: R$ 45,00 (pela Bilheteria Digital)
Apoio: Alúmi, CB.Dooh, TVT

O show terá gravação da TVT, que posteriormente irá exibí-lo – ainda sem data definida.