PANTANAL

VÍDEO: Cultura resiste? Pantanal queima ao fundo de festa de São João

As imagens viralizaram nas redes sob uma saraivada de críticas; será que há outra leitura?

São João e Pantanal em Chamas.Créditos: Reprodução de vídeo
Escrito en CULTURA el

A imagem caiu como uma bomba nas redes sociais. O fato ocorreu no último sábado (22), em Porto de Corumbá, município do estado do Mato Grosso do Sul. O povo se reuniu, como costuma fazer todos os anos, para comemorar o São João.

A diferença, no entanto, ficou por conta do que aparece ao fundo da imagem, no outro lado do Rio Paraguai: o Pantanal ardendo em fogo. O fato gerou críticas contundentes ao tradicional Arraial do Banho de São João, que aconteceu entre sexta-feira (21) e domingo (23). A maioria dos internautas ficou indignada com o fato da festa ocorrer simultânea ao fogo.

O fogo arde no Pantanal há quase 20 dias e já bateu recordes de incêndios florestais. Cerca de 1.729 focos de incêndio foram identificados por satélite, de acordo com levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Um número quase quatro vezes superior ao recorde anterior para o mês de junho, de 435 focos em 2005.

O Corpo de Bombeiros Militar divulgou boletim neste domingo (23), relatando que várias regiões estão com combate. Entre as prioridades está Corumbá, que segue há dias com atividades.

“Com apoio de uma aeronave Air-Tractor e dois helicópteros do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o CBMMS, segue com todo esforço, para debelar todos os focos da região. Novamente as fortes rajadas de vento, dificultam o combate”, relatam.

A Cultura resiste

Pelo sim ou pelo não, uma vez superada a desgraça, a imagem pode vir a revelar uma outra leitura, um tanto mais dramática e otimista. Que, a despeito de todas as mazelas, a cultura popular resiste e não se deixa morrer.

Com informações do Top Mídia News

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar