LUTO NA CULTURA

Morre Françoise Hardy, ícone da música francesa, aos 80 anos

Artista que tratava um câncer na faringe desde 2021 chegou a gravar uma versão em francês de "Sabiá", de Tom Jobim e Chico Buarque

Françoise Hardy na cidade de Amsterdam, em 1969.Créditos: Wikimedia Commons
Escrito en CULTURA el

Morreu aos 80 anos, nesta terça-feira (11), a icônica cantora, compositora e atriz francesa Françoise Hardy. A informação foi confirmada por seu filho, o cantor Thomas Dutronc, através das redes sociais. 

"Mamãe partiu", escreveu Dutronc junto a uma foto antiga, de quando ainda era um bebê, com sua mãe. 

Um dos principais nomes da música na década de 1960, Françoise Hardy tratava de um câncer na faringe desde 2021. A causa de sua morte, entretanto, não foi informada publicamente. 

Dona do sucesso o "Tous les garçons et les filles", Hardy, que já se apresentou no Brasil, chegou a gravar uma versão francesa da música "Sabiá", de Tom Jobim e Chico Buarque, com o nome de "A quoi ça sert"

Sucessos e legado

Nascida em 17 de janeiro de 1944, em Paris, Françoise Hardy,é uma das figuras mais icônicas da música francesa. Ela ganhou destaque na década de 1960 como parte do movimento yé-yé, combinando rock and roll com a chanson francesa.

Hardy lançou seu primeiro álbum em 1962, com o sucesso "Tous les garçons et les filles", que a catapultou para a fama internacional. Sua voz suave e introspectiva, aliada a letras melancólicas, distinguiu-a de seus contemporâneos.

Suas principais músicas são: 

  • "Tous les garçons et les filles" (1962)
  • "Le Premier Bonheur du jour" (1963)
  • "Comment te dire adieu" (1968)

Nos anos 1970 e 1980, Françoise Hardy explorou diversos estilos musicais, do folk ao jazz, colaborando com artistas internacionais, com destaque para os álbuns "La question" (1971) e "Décalages" (1988). 

Em 2023, foi listada entre as "200 melhores cantores de todos os tempos" pela a revista estadunidense Rolling Stone. Além de sua carreira musical, Hardy também teve influência no cinema e na moda. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar