Mais de 1,5 milhão de pessoas assistiram gratuitamente Madonna cantar e dançar no Brasil, destacaram as principais manchetes de agências de notícias como AFP, Reuters e Ansa, bem como jornais como o britânico The Guardian e o francês Le Monde. A apresentação histórica repercutiu em inúmeros veículos da imprensa internacional, incluindo o jornal argentino Clarín, que descreveu o evento como algo que “fez o Rio de Janeiro vibrar”.
O show na Praia de Copacabana marcou o encerramento da The Celebration Tour de Madonna, um marco de seus 40 anos de carreira e teve homenagens históricas a diversas personalidades brasileiras do meio político, cultural e ativista. Leia mais nesta reportagem da Fórum. Abaixo a repercussão internacional do show:
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BBC News
"No que muitos chamaram de show "histórico", Madonna impressionou o público com diversas mudanças de cenário, figurinos e exibições de luzes. A cantora cantou alguns de seus maiores sucessos, incluindo Nothing Really Matters, Like a Prayer e Vogue, e em determinado momento foi acompanhada no palco pela cantora brasileira Anitta", escreveu o jornal britânico BBC. “Multidões de fãs foram vistas dançando ao som das músicas de Madonna tocadas nos alto-falantes do palco, horas antes da chegada da superestrela americana.”
Clarín
O jornal argentino Clarín fez referência ao palco de 812 metros quadrados, instalado em Copacabana, conhecida como “a praia mais icônica” da cidade brasileira. Foi destacado ainda que Madonna vestiu-se e pintou as unhas nas cores verde e amarela e que fãs “invadiram a cidade” momentos antes do show.
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Le Monde
"Em frente ao Copacabana Palace e ao longo da praia onde os vendedores de souvenires aderiram à hora da Madonna e aumentaram os estoques e os preços, o clima foi festivo nos últimos dias e lembrou a leveza do carnaval carioca, concluído há quase três meses. Papa Don’t Preach, La Isla Bonita, Material Girl… Impossível fugir dos clássicos da rainha do pop, tocados por toda parte", destacou o jornal francês. "Uma estrela global, uma cidade de sonho, uma praia lendária".
The Guardian
De acordo com o jornal britânico, a turnê foi voltada para a diversidade e teve trocas com a cultura brasileira e carioca. “Participaram do show as artistas pop brasileiras Anitta e Pabllo Vittar, além de músicos mais jovens de escolas de samba”, escreveu. “A avenida de areia e à beira-mar ao redor da famosa praia do Rio de Janeiro ficou lotada em vários quarteirões. As autoridades estimam que a apresentação poderá trazer cerca de 300 milhões de reais para a economia do Rio.”
Associated Press
A Associated Press se referiu aos tributos prestados pela artista e comparou o show à tradição de Ano Novo que acontece nas areias de Copacabana. “A estrela prestou uma emocionante homenagem a “todas as luzes brilhantes” perdidas para a AIDS enquanto cantava “Live to Tell”, com fotos em preto e branco de pessoas que morreram da doença piscando atrás dela”, disse. “A organização do megaevento foi semelhante à véspera de Ano Novo, quando milhões de pessoas se reúnem em Copacabana para a queima de fogos de artifício.”
Reuters
A agência de notícias ressaltou a importância da distribuição de água no show e relembrou o episódio da fã de Taylor Swift em novembro de 2023. “As autoridades brasileiras intensificaram a vigilância sobre problemas de saúde relacionados ao calor depois que um jovem fã brasileiro morreu em um show de Taylor Swift no ano passado devido à exaustão causada pelo calor.”