Quando a segunda temporada de "Justiça", criada e escrita por Manuela Dias, estreou em abril na Globoplay, o streaming da Globo, rapidamente se tornou o produto de maior audiência, superando as telenovelas, principais produtos da plataforma.
A história de "Justiça 2" gira em torno de quatro protagonistas com suas respectivas trajetórias que se entrelaçam ao longo da trama. Cada uma das narrativas compartilha um fato em comum: os personagens são presos no mesmo dia por um crime que não cometeram. Sete anos depois, ao deixarem a cadeia, desejam seguir com suas vidas, mas também almejam justiça, ainda que dela desconfiem plenamente.
Te podría interesar
Já em outro artigo, abordamos de forma geral os aspectos de "Justiça 2" que a tornam um sucesso de público e crítica. Nesta nova temporada, Manuela Dias desenvolveu histórias que se desenrolam cotidianamente, seja ao nosso lado, seja diariamente em matérias publicadas nos portais de comunicação.
A base do texto de "Justiça 2" se estrutura sobre temas como luta de classes, racismo, misoginia, poder e corrupção. Esses são valores e fatos que acompanham a vida dos cidadãos brasileiros.
Com o fim da temporada 2 de "Justiça", ela está agora disponível na Globoplay. Abaixo, elencamos cinco motivos para que você assista a esta produção, que desponta como uma das melhores de 2024.
Confira abaixo os cinco motivos para você assistir "Justiça 2":
Elenco
"Justiça 2" conta com um elenco estelar: Paolla Oliveira, Nanda Costa, Maria Padilha, Leandra Leal, Juan Paiva, Marco Ricca, Tereza Seiblitz, Xamã, Murilo Benício, Alice Wegmann, Danton Mello, Filipe Bragança, Fábio Lago e Julia Lemmertz.
Além do elenco principal, há dezenas de personagens/atuações secundárias da série e que, assim como os protagonistas, brilham em cena. É impressionante o preparo de todo o elenco de "Justiça 2".
Raras são as vezes em que produções com dezenas de atores em cena conseguem entregar tudo de maneira brilhante. Ninguém está à toa em tela, todos os personagens possuem uma função e estão perfeitamente amarrados nas histórias.
Roteiro
Autora da novela "Amor de Mãe" (2021) e de "Justiça 1" (2016), Manuela Dias, sem sombra de dúvidas, desponta como uma das principais autoras da contemporaneidade do audiovisual brasileiro.
Em "Justiça 2", Manuela Dias aprofunda características já presentes em "Amor de Mãe" e "Justiça 1": fugir das soluções comuns e fáceis que imaginamos para as tramas desenvolvidas pela autora.
Além disso, Manuela Dias tem uma característica que torna o seu trabalho ainda mais original: trabalhar sempre com os limites dos valores, ética e moral que levam as suas personagens a tomarem certas decisões. Dias borra as fronteiras impostas pelos lugares comuns sobre o "bem" e o "mal" e mergulha nos paradoxos humanos em situações limítrofes.
Direção
Se o motivo 1 é o elenco estelar que está perfeito em tela, isso também é fruto do trabalho desenvolvido pela direção de Mariana Betti, Pedro Peregrino e Ricardo França, que entregam um trabalho estético impactante e que aprofunda o marco de "Justiça 1", que foi indicada ao Emmy Internacional de 2017 na categoria Melhor Série Dramática e Melhor Atriz para Adriana Esteves.
Trilha sonora
E uma boa história densa e dramática como a de "Justiça 2" não poderia ser contada sem uma excelente trilha sonora, que conta com uma trilha original composta por Eduardo Queiroz que dá o tom da série.
Além da trilha original, "Justiça 2" conta com um time de peso para embalar as tramas: Chico Science, Maria Bethânia, Elis Regina, Johnny Hooker, Gal Costa, Chico Buarque, Belchior, Hungria e muitos outros.