SCARLETT JOHANSSON

Scarlett Johansson teve a voz imitada por robô do ChatGPT

O presidente executivo da OpenAI, Sam Altman, ainda usou de cinismo e tuitou a palavra “Her”, nome de filme em que a atriz empresta sua voz a um sistema digital

Scarlett Johansson.Créditos: Gage Skidmore, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Escrito en CULTURA el

A coisa parece não ter limites. E não tem mesmo. Desta vez, foi a voz da megaestrela Scarlett Johansson que teve a sua voz copiada pela nova versão do robô falante do ChatGPT, o GPT-4º. O fato levou a atriz a se pronunciar nesta segunda-feira (20), afirmando que teve que entrar em contato com a OpenAI, empresa responsável pela geringonça.

Sem medo de errar, o modelo chamado de Sky imitava sua voz e seu jeito de falar. Por conta da grita da atriz – e com toda a razão – a empresa anunciou que iria interromper o uso do lançamento. Mas, o fato é que o estrago (ou ganho, no caso da empresa) midiático já estava feito.

A coisa toda foi feita com toques de cinismo. Johansson afirmou ao jornal "Washington Post", que foi procurada pelo presidente executivo da OpenAI, Sam Altman, para licenciar sua voz para o novo modelo de inteligência artificial da empresa. Ela, no entanto, negou por "motivos pessoais".

"Nove meses depois, meus amigos, família e o grande público todos notaram quanto o novo sistema 'Sky' soava como eu. Quando eu escutei a demonstração divulgada, fiquei chocada, brava e descrente que o senhor Altman buscasse uma voz que soasse tão estranhamente com a minha que meus amigos mais próximos e veículos de mídia não pudessem notar a diferença", conta a atriz.

“Her”

Johansson é conhecida, entre outros papéis, por emprestar a sua voz a um sistema digital no filme "Ela" (2013), de Spike Jonze. Na trama, o personagem do protagonista (Joaquin Phoenix) se apaixona pela sua voz, seu jeito de ser e lidar com ele.

Há um toque a mais de perversidade, que insinua que a cópia foi, de fato, intencional. A própria atriz é quem conta:

"O senhor Altman até insinuou que a similaridade era intencional, tuitando uma única palavra, 'ela' ('her', no original em inglês) — uma referência a um filme no qual fiz a voz de um sistema de conversa, Samantha, que forma um relacionamento íntimo com um humano."

Veja o tuite de Altman abaixo:

O dono do ChatGPT procurou Johansson ainda uma outra vez, insistindo para que ela aceitasse a proposta. Antes mesmo que ela respondesse, o sistema foi lançado. Com a voz da atriz emulada, é claro.

"Em uma época na qual estamos todos lutando contra deepfakes e com a proteção da nossa própria imagem, do nosso próprio trabalho, das nossas próprias identidades, acredito que estas são questões que merecem clareza absoluta", afirma ela.

Perguntada pelo "Washington Post", a OpenAI se defendeu das comparações:

"Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade – a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, e pertence a uma atriz profissional diferente, usando sua própria voz natural", disse a empresa.

A OpenAI afirmou também não poder revelar o nome da atriz que fez a voz. Segundo a empresa, todas as vozes foram gravadas entre junho e julho de 2023, após uma seleção com mais de 400 candidatos.

A companhia diz ainda que o seu objetivo era encontrar vozes atemporais, carismáticas e que inspirassem confiança.