MEMÓRIA

Wladimir Pomar tem vida retratada em animação documental

O curta metragem é baseado na autobiografia do histórico militante da esquerda brasileira

Wladimir Pomar tem vida retratada em animação documental.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Dirigido por Amanda Pomar, o curta documental animado "O Nome da Vida" (2024), baseado na autobiografia de Wladimir Pomar que leva o mesmo nome, retrata a perseguição policial contra os militantes que se opunham à ditadura militar brasileira (1964-85), ao mesmo tempo em que narra parte da vida de Pedro e Wladimir Pomar, pai e filho, respectivamente.

O curta retrata o trágico episódio da história do Brasil conhecido como “O Massacre da Lapa”, uma operação realizada durante o governo Geisel com o objetivo de eliminar os dirigentes do PCdoB. O documentário alterna entre detalhes da perseguição policial em São Paulo e passagens da infância e da vida clandestina, utilizando narração em primeira pessoa e animações para reconstituir uma história diferente da versão imposta pela ditadura.

Em dezembro de 1976, parte do Comitê Central do PCdoB se reuniu para analisar a derrota da Guerrilha do Araguaia e debater novas estratégias de resistência. Na madrugada do dia 16, enquanto se dispersavam, foram perseguidos e cercados numa operação minuciosamente planejada que terminou com três mortes, além de militantes presos e torturados. Considerado um dos últimos grandes crimes do governo militar, a chacina foi esquecida pela sociedade e minimizada até mesmo por setores da esquerda.

"Em um momento em que se completam sessenta anos do golpe militar no Brasil, é preciso recuperar a memória dos que tombaram em defesa dos princípios da liberdade, da democracia e da justiça social, em sua correta apresentação perante o povo brasileiro, contá-la, fazê-la sobreviver", afirma Amanda Pomar, diretora do curta.

O curta “O Nome da Vida” estreia no dia 31 de março, quando será exibido na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo. No dia 1º de abril haverá uma reexibição. 

Quem foi Wladimir Pomar?

Wladimir Pomar (1936-2023) nasceu em Belém do Pará, filho de Catarina Torres e de Pedro Pomar, dirigente comunista e uma das vítimas do Massacre da Lapa.

Em 1949, aos 13 anos, Wladimir também se tornou militante do Partido Comunista. Nos anos 1950, atuou no movimento estudantil e no movimento sindical metalúrgico. Nos anos 1960 e 1970, foi dirigente do PCdoB. Preso em 1964, por resistir ao golpe militar, viveu na clandestinidade até ser novamente preso em 1976.

Nos anos 1980, ingressou no PT e fez parte da executiva nacional do partido, coordenando o Instituto Cajamar e a campanha Lula Presidente de 1989. Ao longo de sua vida, Wladimir escreveu diversos livros sobre a realidade brasileira e mundial. A autobiografia "O Nome da Vida” foi lançada em 2017 pela editora Página 13 e reeditada no ano seguinte pela Editora da Fundação Perseu Abramo.