Ao ouvir pela primeira vez a canção “Perna Bamba”, com Léo Santana e Parangolé, fui correndo ver os autores. Foram necessários oito autores: Batidão Stronda, Breno Major, Gabriel BK, Gabriel Cantini, Lucas Medeiros, Newton Fonseca, Shylton Fernandes e Tinho WT, para copiar o que o cantor e compositor americano de ascendência mexicana Ritchie Valens fez sozinho.
“Perna Bamba” é uma cópia descarada de “La Bamba”, mega sucesso do final dos anos 50 de Richard Steven Valenzuela, conhecido justamente como Ritchie Valens.
Ela fez sucesso estrondoso ao ser lançada e voltou a ser muito executado com o filme “La Bamba”, que conta a trágica história do compositor que morreu em um acidente aéreo.
Milton Nascimento
O cantor e compositor Milton Nascimento fez uma espécie de adaptação da canção, que foi gravada por Maria Rita em 2003, em seu álbum de lançamento. Milton, no entanto, fez questão de colocar nos créditos da inspiração. A surpreendente honestidade de Milton chegou a gerar protestos, pois a sua canção lembra apenas de longe “La Bamba”, ao contrário de “Perna Bamba”.
Esta sim, é uma cópia descarada, sobretudo o seu refrão, que é basicamente o mesmo, copiando até a sonoridade das palavras.
Ouça as três abaixo e compare: