Após uma longa espera de 24 anos, "O Auto da Compadecida 2" chegou aos cinemas brasileiros nesta quarta-feira (25), dando continuidade à obra-prima de Guel Arraes lançada em 2000. No novo filme, dirigido por Arraes e Flávia Saraiva, o público verá como foi a volta de João Grilo à cidade de Taperoá, duas décadas após o sucesso do primeiro longa.
O roteiro de "O Auto da Compadecida 2" é de Guel Arraes e João Falcão, com contribuições de Adriana Falcão e Jorge Furtado. A produção é assinada pela Conspiração e H2O Filmes.
O filme oferece o melhor de dois mundos: fan service, humor de alta qualidade, o carisma dos atores, uma mensagem carinhosa sobre a amizade, uma crítica social sutil, uma explosão de nostalgia para quem guarda as desventuras de Chicó e João Grilo no coração, e uma celebração da brasilidade e da fé, exatamente no Natal.
Matheus Nachtergaele e Selton Mello voltam a interpretar João Grilo e Chicó no longa, com Virgínia Cavendish retornando como Rosinha e Enrique Diaz no papel do cangaceiro Joaquim Brejeiro. Entre as novidades, estão as estreias de Eduardo Sterblitch, Fabiúla Nascimento, Luis Miranda e Humberto Martins, além de Taís Araújo, que brilha como Nossa Senhora negra, personagem interpretado por Fernanda Montenegro no primeiro filme.
A comédia traz a ressurreição de João Grilo (Matheus Nachtergaele), vista por Chicó (Selton Mello), que, indiferente aos absurdos que narra, encerra suas histórias com o famoso "só sei que foi assim". A história se passa 20 anos após o primeiro filme. João Grilo retorna a Taperoá, reencontra Chicó e logo se envolve com a política local.
Em Taperoá, é tratado como um milagre devido à sua ressureição e, aproveitando-se disso, passa a atuar como cabo eleitoral de dois candidatos à Prefeitura: o coronel Ernani (Humberto Martins) e o empresário e comunicador Arlindo (Eduardo Sterblitch), dono da única rádio da cidade.
Diferentemente do primeiro longa, o segundo trocou as ruas da pequena cidade paraibana por um estúdio no Rio de Janeiro (RJ). Mas a "Roliúde Brasileira" vai além de O Auto da Compadecida. Cabaceiras já recebeu mais de 50 produções audiovisuais, incluindo a nova série de sucesso Cangaço Novo.
Nossa Senhora negra
A atriz global Taís Araújo foi confirmada em julho de 2023 como a próxima 'Nossa Senhora' no longa “O Auto da Compadecida 2”. O papel, anteriormente interpretado por Fernanda Montenegro, foi designado à Taís devido à incompatibilidade de agenda da atriz que interpretou a santa na primeira versão do longa. De acordo com a assessoria do filme, os papéis do clássico do cinema brasileiro não poderiam arcar com a substituição de atores.
No entanto, devido à diversidade das representações da santa católica "Nossa Senhora", Taís Araújo pôde exercer o papel com maestria. "Graças a Deus temos muitas 'Nossas Senhoras', e interpretar essa nova versão da Compadecida será certamente uma celebração a elas", disse a atriz à época.
“Quando a gente vê uma santa negra com o manto azul, naturalmente pensamos em Nossa Senhora Aparecida. Acredito que as pessoas precisam se sentir refletidas quando se veem na tela, seja em um filme, novela ou teatro. Temos uma grande responsabilidade no audiovisual", disse em entrevista ao jornal O Globo.