MOEDAS

Tesouro de "moedas fantasmas" japonesas é descoberto por arqueólogos

Mais de 500 mil moedas foram encontradas e relembram momento nefasto da história do país

Moedas japonesas de cerâmicaCréditos: Mint/Governo Japonês
Escrito en CULTURA el

Mais de 500 mil moedas de cerâmica "Maboroshi" foram encontradas em um armazém usado pela empresa Shofu Kogyo Co Ltd, que produziu moedas durante a Segunda Guerra Mundial.

A Shofu Kogyo fabricava essas moedas em cerâmica devido à falta de metais, que foram redirecionados para a produção de munições no Japão durante o conflito, marcado pelo genocidio contra outros povos asiáticos, como coreanos e chineses, promovido pelo Império Japonês colaboracionista do nazismo.

Essas moedas garantiam a circulação de dinheiro para comércio e serviços, enquanto o metal era usado prioritariamente para fins bélicos.

Estima-se que mais de 15 milhões de moedas tenham sido produzidas em fábricas localizadas em Kyoto, Seto e Arita.

Após a rendição do Japão, muitas dessas fábricas foram destruídas, e as moedas restantes tornaram-se raras. As moedas têm 15 mm de diâmetro, com um lado decorado com o Monte Fuji e o outro com flores de cerejeira.

Segundo a Japan Mint, as 15 caixas encontradas continham moedas soltas ou embaladas em sacos e foram entregues para análise detalhada.

O Bureau de Moedas do Japão investigará as peças para entender mais sobre as condições de fabricação no final da Segunda Guerra Mundial.

A Shofu Co Ltd, responsável pela descoberta, recebeu uma carta de agradecimento e uma doação de 100 moedas de cerâmica do Bureau.

Essa descoberta pode revelar mais detalhes sobre o contexto histórico e os desafios enfrentados pelo Japão na produção de moedas naquele período

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar