CHE, PRESENTE!

No dia da morte do Che, música e documentário sobre ele premiado em Montreal

Uma composição criada em homenagem ao Che na ocasião do cinquentenário de sua morte e um documentário premiado com imagens inéditas e poemas do Che cedidas por sua companheira Alina

Créditos: Imagem retirada do vídeo
Escrito en CULTURA el

Em 9 de outubro de 1967, na Bolívia, o guerrilheiro Ernesto Che Guevara foi assassinado. Sua fracassada tentativa de levar a revolução cubana à Bolívia transformou o argentino-cubano-cidadão do mundo num mito.

Duas homenagens a ele neste dia: uma música composta e gravada de modo colaborativo no 50º aniversário de sua morte. E um documentário de longa metragem premiado no Festival de Cinema de Montreal, um dos mais prestigiados do mundo.

 

Tema realizado para os 50 anos da morte de Ernesto Che Guevara por iniciativa e encomenda do escritor galego Lois Pérez Leira.

Texto: Lois Pérez Leira.
Música original e adaptação do texto: J.Antonio Alcalde "Tono Alcalde".

Soneos: El Jabao (Cuba).
Guitarras: Alcalde Tone (Espanha).
Baixo: Roman Meshkov (Rússia).
Piano: Sandor Torres Monteagudo (Cuba).

Composta e produzida por Tono Alcalde no Estudio T.A.

Voz de "El Jabao" gravada em Vigo.
Guitarras Tono Alcalde gravadas no Studio T.A. (Moscou).
Baixo de Roman Meshkov gravado em Moscou.
Piano de Sandor Torres Monteagudo gravado em Moscou.

 

 

 

 

O filme tem várias imagens e depoimentos inéditos da vida de Che Guevara. Talvez a principal seja a gravação que ele enviou à esposa, pouco antes de morrer, em meio à batalha na Bolívia, com um poema. A voz cansada e desesperançada, como que se despedindo da vida.

Mas há muito mais. O diretor fez uma pesquisa de 12 anos. Foi à Bolívia e colheu imagens do povo, seu relacionamento com o Che.

E também imagens da infância e juventude do guerrilheiro.

A seguir, uma breve apresentação do filme:

Consagrado como um dos melhores diretores de toda a América Latina, o diretor argentino TRISTÁN BAUER (Iluminados por el fuego, Después de la tormenta), apresentou no Festival de Cinema de Montreal seu trabalho, CHE, UM NOVO HOMEM para o qual o júri da seção concedeu o Prêmio de Melhor Documentário.

CHE, UM NOVO HOMEM é um documentário criativo com roteiro do próprio Tristán e Carolina Scaglione sobre a vida e obra de Ernesto Guevara. A intenção de seus autores foi gerar uma viagem pela memória, pensamento e poesia da guerrilha. Pela primeira vez na história, sua esposa Alina e seus filhos entregam a documentação mais íntima que ninguém jamais teve acesso. Escritos, gravações e narrativas literárias que apresentam Ernesto Guevara na sua dimensão mais poética e humana. Por sua vez, o Governo cubano disponibilizou 20 horas de imagens inéditas.

CHE, UM NOVO HOMEM é uma coprodução entre Argentina (Universidad Nacional del Gral San Martín e INCAA), Cuba (Centro de Estudos Che Guevara e ICAIC) e Espanha (Golem). Além disso, conta com a participação da Televisão Espanhola.

 

 

[Se você tem dificuldade ou não compreende espanhol, clique na engrenagem no pé do vídeo, escolha legendas, espanhol (gerada automaticamente); depois clique de novo em legendas, traduzir automaticamente e escolha o idioma português]

 

 

 

Siga o perfil da Revista Fórum e do escritor Antonio Mello no Bluesky