GAL

A mudança no túmulo de Gal Costa em meio a polêmica com Wilma Petrillo e pressão dos fãs

Fãs chegaram a fazer uma manifestação no cemitério em que a Musa da Tropicália foi sepultada; entenda

A cantora Gal Costa.Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en CULTURA el

O túmulo onde Gal Costa está enterrada, no Cemitério Venerável Ordem Terceira Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo (SP), passou por mudanças. Após 8 meses do falecimento da cantora, foi afixada no local uma placa com seu nome, data de nascimento e de morte. 

O jazigo pertence à família de Wilma Petrillo, viúva de Gal que, nos últimos meses, se viu em meio a uma polêmica diante de acusações de maus-tratos e golpes financeiros contra a Musa da Tropicália. 

Familiares afirmam que Gal Costa queria ser enterrada no Rio de Janeiro, onde está sepultado o corpo de sua mãe, e o enterro na capital paulista teria sido uma imposição de Wilma. 

Fãs da cantora, inclusive, chegaram a fazer uma manifestação em maio no cemitério em que Gal está enterrada para cobrar a identificação do túmulo. 

O registro da placa afixada na sepultura foi feito na última terça-feira (25) por um dos fãs da artista, responsável pelo Canal do Matiolas no YouTube. 

Confira

Denúncias contra Wilma Petrillo

As denúncias vieram à tona em uma reportagem da revista Piauí que repercute acusações de 6 ex-funcionários de Gal Costa contra Wilma Petrillo dando conta de que a viúva praticaria assédio moral, ameaças e golpes financeiros, além de supostamente ter levado a cantora, uma das maiores vozes do país, à falência.

O caso gerou tanta repercussão ensejou até mesmo uma campanha pela exumação do corpo de Gal com o intuito de se descobrir a real causa de sua morte. 

"A partir das revelações recentes, admiradores de Gal Costa adquirem uma consciência súbita de que a 'causa mortis' da cantora não nos convence. Queremos uma resposta clara", escreveu, por exemplo, a jornalista Hildegard Angel em seu Instagram. 

Certidão de óbito

Veio a público nesta quinta-feira (27) a certidão de óbito da cantora Gal Costa, morta no ano passado aos 77 anos de idade. O documento foi divulgado pela Folha de São Paulo.

A morte de uma das maiores vozes da MPB recentemente ficou cercada por polêmicas, quando as denúncias de golpes e maus-tratos por parte de sua viúva Wilma Petrillo vieram à tona.

Algumas pessoas chegaram a pedir a exumação de seu corpo e outras alegaram que alguém poderia ter feito algo contra ela. Na época do falecimento, a causa da morte não foi divulgada. Agora, o mistério se encerra.

Gal Costa morreu em decorrência de um “infarto agudo do miocárdio”. A cantora estava, ainda, com uma “neoplasia maligna de cabeça e pescoço”, isto é, câncer de cabeça e pescoço.

Pouco antes de sua morte, a voz de “Vapor Barato” havia cancelado shows após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. A cantora morreu em casa no dia 9 de novembro de 2022.