Durante a apresentação da banda de rock Sepultura em Fortaleza, no dia 8 de julho, um espectador foi agredido pelos fãs do grupo. Ele havia feito saudações nazistas e proferido insultos racistas contra o vocalista da banda.
O caso se soma a outros recentes em que músicos e fãs foram associados a ideologias de extrema direita. Veja alguns deles.
Te podría interesar
Aurora substitui baterista acusado de nazismo
Em abril de 2023, a cantora Aurora anunciou a substituição de seu baterista, Sigmund Vestrheim.
Ele foi acusado de nazismo depois de fazer um gesto de "OK", associado a supremacistas brancos, ao fim de sua apresentação no Lollapalooza Brasil.
Te podría interesar
Em seu Instagram, foram encontradas postagens antigas com desenho de suástica e uma foto com a legenda "skinhead for life", em português, "skinhead para vida".
Ele alega que as postagens não tinham a intenção de fazer apologia.
Apresentação do Mayhem cancelada
A banda norueguesa de black metal Mayhem tem uma história marcada por violência e assassinatos. Além disso, ex-integrantes do grupo já usaram suásticas em suas vestes.
Após manifestações nas redes sociais e protestos em Porto Alegre, um show da banda marcado para acontecer em março na capital gaúcha foi cancelado.
"O baterista Hellhammer já se declarou contra a 'mistura de raças', apareceu já com suástica no braço e eles costumavam ensaiar em estúdio cheio de totenkopf nazis" (caveira com ossos cruzados, símbolo da SS nazista), afirmou o professor de filosofia e pesquisador da extrema direita Renato Levin-Borges no Twitter.
Videoclipe do Rammstein em campo de concentração
No videoclipe da música Deutschland, lançado em 2019 pela banda Rammstein, seus integrantes aparecem caracterizados como prisioneiros judeus em um campo de concentração nazista.
Organizações de combate ao antissemitismo manifestaram repúdio à banda, que sempre rejeitou acusações de proximidade com a ideologia nazista.
O Rammstein já havia incluído em outro videoclipe, 20 anos antes (Stripped, de 1998) trechos de "Olympia" (1936), filme usado como propaganda nazista.
Vocalista do Pantera faz saudação nazista
Phil Anselmo, vocalista da banda de thrash metal Pantera, teve shows cancelados depois de fazer o cumprimento nazista e dizer white power, ou poder aos brancos, no final de uma apresentação em janeiro de 2016.
Depois de pedir desculpas, Anselmo retomou a banda e está excursionando pelo mundo em festivais de metal, inclusive com passagens pelo Brasil, que não foram tão criticadas quanto os shows do Mayhem, por exemplo.
Lynyrd Skynyrd e a bandeira confederada
A bandeira dos Estados Confederados da América, divisão que reuniu seis estados escravistas do Sul norte-americano, no período da Guerra Civil (1861-1865), é uma figura presente em shows e clipes da banda Lynyrd Skynyrd.
"Ao longo dos anos, pessoas como a KKK (Ku Klux Klan) e skinheads adotaram a bandeira confederada, afastando-a de sua tradição e do patrimônio dos soldados, que é o que era. Nós não queremos passar isso para os nossos fãs.", disse o vocalista da banda.
Para os fãs do grupo sulista, ele havia se rendido ao "politicamente correto". A banda ainda usa o símbolo.
*Com informações da Folha de São Paulo