FORTALEZA

VÍDEO – Homem faz saudação nazista no show do Sepultura, xinga vocalista e apanha dos fãs

Derrick Green, americano que a décadas substitui Max Cavalera nos vocais da icônica banda, é também um homem negro e foi o principal alvo do ataque racista

Sepultura em 2023.Da esquerda para a direita: Andreas Kisser (guitarra), Derrick Green (vocal), Paulo Xisto Jr. (baixo) e Eloy Casagrande (bateria)Créditos: Marcos Hermes/Divulgação
Escrito en CULTURA el

No último dia 8 de julho, um sábado, a icônica banda de Death e Thrash Metal brasileira Sepultura se apresentou em Fortaleza, no Ceará, pelo festival Metal Weekend. Mas não a apresentação da histórica banda surgida em Belo Horizonte e que já ganhou o mundo ficou em segundo plano. O que chamou a atenção para o espetáculo, infelizmente, foi a ocorrência de mais um infeliz ataque racista, como tantos que têm sido registrados diariamente pelo Brasil.

Eis que no meio do show, um homem não identificado resolveu fazer uma saudação nazista para o palco e direcionar xingamentos racistas para o vocalista Derrick Green. Natural de Cleveland, nos EUA, Green substitui desde 1997 o vocalista original da banda, Max Cavalera, e ao longo da sua trajetória conviveu com críticas de fãs que não o achavam à altura do antecessor. Derrick é um homem negro e foi o principal alvo do ataque racista.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Mas coisas não ficaram tranquilas para o agressor. Os fãs então se revoltaram com a atitude do homem que, mesmo sendo posto para fora do show por seguranças seguia praticando racismo, e partiram para cima dele. As imagens da confusão viralizaram nesta segunda-feira (17) nas redes sociais. Nelas, o áudio de um fã que afirma ter estado no show relata o ocorrido.

“Esse sujeito estava lá fazendo saudação nazista, gritando ‘hail Hitler’, falando que a banda que tem um negro como vocalista não é banda, puxando briga. Batendo no povo sem motivo. Enquanto o segurança botava ele pra fora, veio na minha direção e tentou dar um soco no meu amigo, então meu amigo foi pra cima e começou a briga. Ele apanhou, viu,” diz o áudio.

Além do Sepultura também se apresentaram no mesmo festival as bandas Chemical Killer, Steel Fox, Angra, Corja e Conte. O homem que fez os gestos nazistas não foi identificado e não foram registrados, ao menos na imprensa, outros incidentes durante o evento.

Assista as imagens

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar