EVENTO INTERNACIONAL

Governo Lula abre primeiro edital para o setor cultural

Ministério da Cultura vai selecionar 90 empreendedores para evento na Argentina onde Brasil é convidado de honra

Créditos: Agência Brasil - Ministra Margareth Menezes aceitou o convite do governo argentino para participar do MICA
Escrito en CULTURA el

O Ministério da Cultura lançou o primeiro edital do governo Lula. A pasta vai destinar R$ 793 mil para 90 empreendedores culturais selecionados de nove setores - audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e games - para participarem das rodadas de negócios e atividades formativas da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). 

O Brasil é o convidado de honra deste evento que será realizado entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, na capital argentina, Buenos Aires. Com o evento, os Ministérios da Cultura brasileiro e argentino esperam impulsionar encontros entre os desenvolvedores, programadores, editores, diretores, produtores, técnicos e demais gestores culturais de todos os setores.

A ministra Margareth Menezes, ao aceitar o convite feito pelo ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, comentou que é um momento para estreitar as relações com o país vizinho. "Somar essas oportunidades, fortalecer o nosso setor econômico e o intercâmbio entre nossas culturas”, declarou.

A proposta de trabalho conjunto quer levar adiante uma valiosa agenda bilateral que vincule os setores das indústrias culturais, que dinamize os intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países, e que promova a associação e complementação das cadeias de valor da economia da cultura. 

Os recursos do edital vão viabilizar a ida e permanência, em Buenos Aires, dos empreendedores culturais selecionados, bem como o retorno ao Brasil. 

As inscrições estão abertas até às 18h do dia 31 de março de 2023. A chamada pública dá sequência à política de promoção internacional da cultura brasileira, estimulada pelo governo Lula. Os interessados em participar da seleção devem se inscrever neste link.

O regulamento completo do Edital está disponível na mesma plataforma. Um tutorial para efetivar a inscrição está disponibilizado aqui.

No registro, os empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação (vendedor ou comprador). Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas. 

O edital obedecerá, ainda, ao critério de distribuição regional, de forma a contemplar, pelo menos, um vendedor por região brasileira, em cada setor. 

O que é o MICA

Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas voltado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços, e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina e a nível internacional. 

O Mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países. Visa também a estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, e incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e/ou privadas.

 "Será um momento muito oportuno para aprofundar as relações de amizade entre Argentina e Brasil, promover vínculos, negócios e fortalecer nossas indústrias culturais", disse o ministro argentino Tristán Bauer sobre a edição de 2023. Acesse o site oficial do evento para mais informações acesse a página oficial do evento aqui.

A chamada para o edital foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (2).

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar