DEU RUIM

Com trabalho escravo e show cancelado, Lollapalooza é detonado nas redes

A edição 2023 do evento foi marcada por graves violações trabalhistas e atração cancelada de última hora

Com trabalho escravo e show cancelado, Lollapalooza é detonado nas redes.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

A edição 2023 do festival LollaPalooza foi marcada pelo flagrante de trabalhadores em situação análoga à escravidão, violações de direitos trabalhistas e show cancelado de última hora.

Nesta terça-feira (21) auditores da Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, resgatou cinco homens em condições análogas à escravidão na montagem e preparação do festival Lollapalooza, realizado neste final de semana. 

De acordo com o depoimento dos trabalhadores que foram resgatados, eles atuavam como carregadores de caixas de bebidas e eram obrigados a enfrentar jornadas de 12 horas diárias em situação degradante. "Depois de levar engradados e caixas pra lá e pra cá, a gente ainda era obrigado pela chefia a ficar na tenda de depósito, dormindo em cima de papelão e dos paletes, para vigiar a carga", disse um dos resgatados ao site Repórter Brasil. 

 

Reincidente 


 
Em nova fiscalização feita por auditores do Trabalho, realizada nesta sexta-feira (4), cerca de 800 funcionários que atuam nos bares do festival estão com os seus direitos trabalhistas "gravemente violados". 

Os auditores encontraram uma série de infrações cometidas pela empresa terceirizada Team Eventos, que substituiu a Yellow Stripe, que foi flagrada com os cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão. 

Ao Repórter Brasil, a Team Eventos declarou que teve menos de 24 horas para organizar tudo. "Em menos de 24 horas tivemos que mobilizar grande contingente de pessoal e promover ajustes em nossa operação a fim de realizar o serviço. [Estamos] trabalhando nas adequações cabíveis", declarou. 

Os trabalhadores contratados pela Team Eventos realizavam jornadas irregulares de 12 horas, sem remuneração por hora extra e sem descanso previsto em lei. O valor do exame médico admissional é descontado do salário e não recebiam vale-transporte. 


Show de Drake é cancelado e público se revolta 

 

Um vídeo que circula nas redes sociais parece dar a devida explicação para o cancelamento do show que o rapper canadense Drake faria no encerramento do Lollapalooza Brasil neste domingo (26).

O rapper enviou mensagem com desculpa esfarrapada à direção do festival, que divulgou pela manhã que a apresentação foi suspensa "devido a circunstâncias imprevistas".

"Drake está sem membros de sua equipe de som e produção, essenciais para a realização do show do Lollapalooza em São Paulo. Drake estava animado para se apresentar para seus fãs no Brasil. Infelizmente, isso está fora de seu controle. Desculpas", segue o texto.

A nota causou revolta entre os fãs que encontraram o vídeo do rapper bebendo com o amigo 50 Cent em um clube de strip-tease de Miami, nos Estados Unidos, na noite deste sábado (25), quando ele deveria estar no Brasil, após se apresentar na Colômbia. A noitada na casa BTs On The River teria invadido a madrugada deste domingo (26).


Produção do Lollapalooza finge que nada aconteceu 

 


Como se nada de errado tivesse acontecido ao longo do festival, a prdouçao do Lollapalooza agradeceu às pessoas por terem ido ao festival. 

"Muito obrigado a todos que fizeram parte da nossa décima edição! Foi lindo e repleto de momentos inesquecíveis! Já estamos ansiosos para o nosso próximo encontro", declarou a produção do Lolla. 

Revoltados, as pessoas que foram ao evento e detonaram com a edição 2023 do LollaPalooza e relataram uma série de problemas que ocorreram ao longo do evento.