CINEMA

‘Quando Falta O Ar’: documentário exibe luta dos profissionais do SUS na pandemia

Obra mostra batalha de médicos e enfermeiros nos momentos mais graves da covid-19

Atendimento primário a saúde em regiões diversas do Brasil é abordado em documentário Créditos: Tarso Sarraf
Escrito en CULTURA el

699 mil brasileiros sentiram a falta de ar antes de serem vitimados pela covid-19. A tragédia sanitária foi, sem dúvida, um dos momentos mais sombrios da nossa história e não pode ser esquecida. E construir a memória sobre a pandemia foi a ideia de Ana e Helena Petta ao dirigir o documentário 'Quando Falta o Ar'.

O longa, que estreou neste mês de março, conta a história dos profissionais de saúde agindo no combate à covid-19 em seu momento mais grave no país.

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta segunda-feira (20), a diretora Ana Petta contou mais sobre o filme, que está em cartaz nas principais cidades do país.

O documentário atravessa o Brasil, mostrando a luta dos profissionais de saúde em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Pará e Amazonas.

“Era uma situação tão trágica que a gente sentiu que era necessário criar uma memória desse momento”, contou Petta. “A nossa tendência é seguir a vida. Mas se a gente não voltar a pensar nisso, a gente corre o risco de não fazer as reparações necessárias”.

O filme foi definido pela ministra da Saúde como "uma comemoração do SUS". De fato, a série mostra os desafios da saúde pública e as vitórias do sistema. “A gente chegou em lugares onde as crianças não eram nem registradas e os profissionais do SUS chegavam”, disse.

A obra também trata da religiosidade brasileira em meio à questão da covid-19. “Em todos os lugares a gente encontrava essa força religiosa. E como esses profissionais têm que lidar com isso. É muito bonito como isso é trabalhado”, disse.

"A gente tem um engajamento muito forte dos profissionais de saúde, o que está sendo muito bonito", completou Ana. "Não é um filme que vai para o drama. Ele busca tratar com sutileza. E faz as pessoas lembrarem de coisas que elas deixaram debaixo do tapete.Tem um luto enquanto sociedade que a gente não elaborou ainda", disse.

Petta já havia trabalhado com temas de saúde dentro do audiovisual. Ela foi a criadora da série de ficção Unidade Básica, disponível na Globoplay, que relata o dia-a-dia de um local de atendimento do SUS.

Confira o trailer de 'Quando Falta O Ar':

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar