O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai entregar o Prêmio Camões ao compositor e escritor Chico Buarque em Lisboa, durante as comemorações da Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril.
O prêmio, que é um dos principais da língua portuguesa, foi concedido a Chico em 2019. Na época, no entanto, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a assinar o documento que chancela a premiação por parte do governo brasileiro.
Te podría interesar
Bolsonaro ironizou a escolha do júri e disse que até 2026 assinaria o prêmio. Chico Buarque afirmou então nas redes sociais que "a não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo prêmio Camões”.
O Prêmio Camões
O Prêmio Camões de Literatura foi criado em 1988 com a intenção de homenagear a autora ou autor de língua portuguesa que tenha "contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural" do idioma. Já foram premiados nomes como Silviano Santiago, Mia Couto, Lygia Fagundes Telles, Raquel de Queiroz, Jorge Amado e José Saramago.
Te podría interesar
Lula vai aproveitar convite do presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, para viagem oficial para Lisboa no aniversário da Revolução dos Cravos (25 de abril) para também encerrar a polêmica sobre o Prêmio Camões.
O Palácio do Planalto e o Itamaraty confirmaram que o evento está marcado para ocorrer na capital portuguesa, de acordo com a coluna de Jamil Chade.