Gilberto Gil receberá uma indenização de US$ 50 mil (aproximadamente R$ 245 mil, na taxa atual) do rapper norte-americano Tyler, the Creator. A decisão foi tomada devido ao uso não autorizado de uma música do cantor baiano. O rapper lançou uma campanha publicitária para sua marca, a Golf Le Fleur, na qual utilizava a faixa "Duplo Sentido", composta por Gil, colocando-a como trilha sonora do clipe.
Tyler nomeou a composição de "Season 2 by Le Fleur". O vídeo dura pouco mais de quatro minutos, apresentando em detalhes as peças de vestuário e acessórios da última coleção de uma marca de grife.
Te podría interesar
Embora a versão tenha sido atribuída à cantora baiana Tetê da Bahia, que interpreta a música no clipe, a canção “Duplo Sentido” foi lançada em 1973 e pertence ao cantor brasileiro.
Gil solicitou que a propaganda fosse retirada imediatamente até a resolução da questão autoral, pois alega que não foi consultado sobre o uso de sua música. O rapper Tyler, The Creator, durante uma conversa na manhã desta terça-feira (13) com o cantor, afirmou não ter sido informado de que "Duplo Sentido" não tinha sido liberada para uso e se desculpou ao cantor brasileiro.
Te podría interesar
Horas depois, a solicitação foi atendida e o vídeo já não estava mais disponível em nenhuma plataforma. A Sony desempenhou um papel crucial na negociação entre os dois artistas.
Além disso, a advogada Leticia Provedel, encarregada da representação legal de Gil, e a Gege Produções Artísticas, responsável pela administração da carreira do músico e liderada por Flora Gil, esposa do artista, estiveram envolvidas nas discussões.
Depois de saber da indenização e da menção nas redes sociais por Gil e Flora, vários fãs do artista começaram a pressionar Tyler. "Envia pelo Pix, baby", comentou uma seguidora. Outro fã brincou, perguntando: "Como se diz Pix em inglês?".
Com informações de Folha de São Paulo