Ícone de uma geração de artistas, a atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues morreu neste domingo (5) aos 94 anos em decorrência de um quadro de pneumonia. Lolita estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, na capital da Paraíba, e não resistiu à doença.
A informação foi confirmada pela filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, com quem a mãe morava desde 2015. O corpo será cremado em cerimônia restrita à família nesta segunda-feira (6).
Ícone
Nascida em Santos em 10 de março de 1929, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite adotou o nome artístico Lolita logo cedo. Ela iniciou a carreira em 1939, aos 10 anos de idade, participando de radionovelas na Record, em São Paulo.
Na chamada era de ouro do rádio, a cantora ganhou dois prêmios Roquette Pinto e registrou passagens nas rádios Bandeirantes, Cultura e Tupi.
Na estreia da TV Tupi, em 1950, Lolita substituiu a amiga Hebe Camargo, cantando Hino da Televisão Brasileira. Apresentou ao lado do marido, Airton Rodrigues, os programas "Almoço com as Estrelas" e "Clube dos Artistas", na mesma emissora.
Em 1957 estreou como atriz como a cigana Esmeralda na telenovela O Corcunda de Notre Dame. Com Nair Belo e Hebe, a atriz formou um trio inesquecível, que se notabilizou na entrevista a Jô Soares em abril de 2000.
Após protagonizar centenas de atrações artísticas e um infindável número de novelas - entre elas Sassaricando e Terra Nostra, na Globo, e A História de Ana Raio e Zé Trovão, na extinta TV Manchete -, Lolita encerrou a carreira em 2010, após protagonizar Noêmia em Viver a Vida, também na Globo.