Justin Bieber, que se apresentou no Rock in Rio, no domingo (4), cancelou a Justice World Tour Lato America. A turnê previa dois shows no Brasil, nos dias 14 e 15 de setembro, no Allianz Parque, em São Paulo.
O próprio cantor divulgou um comunicado oficial explicando a razão do cancelamento:
“No início deste ano, tornei pública minha batalha contra a Síndrome de Ramsay-Hunt, onde meu rosto estava parcialmente paralisado. Como resultado dessa doença, não consegui completar a etapa da América do Norte da Justice Tour.
Depois de descansar e consultar meus médicos, família e equipe, fui para a Europa em um esforço para continuar com a turnê. Fiz seis shows ao vivo, mas isso me custou muito. No último final de semana, me apresentei no Rock in Rio e dei tudo de mim para as pessoas no Brasil.
Depois de sair do palco, a exaustão tomou conta de mim e percebi que preciso fazer da minha saúde a prioridade agora. Então, eu vou fazer uma pausa nas turnês por enquanto. Vou ficar bem, mas preciso de tempo para descansar e melhorar.
Estou tão orgulhoso de trazer este show e nossa mensagem de Justiça para o mundo.
Obrigado por suas orações e apoio em tudo isso! Amo todos vocês!”.
A organização dos shows promete, em breve, divulgar informações adicionais sobre o procedimento de reembolso ou manutenção de ingressos para os seus titulares.
O que é a Síndrome de Ramsay-Hunt, que paralisou o rosto de Justin Bieber
Também chamada de herpes-zóster do ouvido, um tipo muito incomum de herpes-zóster (não confundir com herpes labial ou genital), a Síndrome de Ramsay-Hunt é causada pelo mesmo vírus da catapora e da herpes-zóster convencional, mas ele age na região do ouvido e afeta os nervos da face. Há casos em que a varicella-zoster, nome do agente causador, se instala também na área dos olhos.
O vírus passa, então, a promover um processo inflamatório no ouvido e isso pode chegar até porções mais profundas do aparelho auditivo e uma das consequências é justamente a paralisia dos movimentos faciais, já que os nervos dessa zona podem ser comprimidos pela inflamação nas áreas adjacentes. Quem explicou sobre a doença foi o professor de Neurologia da Unicamp Fernando Cendes, numa entrevista ao G1.
A condição não tem qualquer relação com fatores genéticos e é causada por um vírus. No entanto, embora grande parte da população tenha no organismo a varicella-zoster, apenas uma pequenina parcela, por conta de uma baixa no sistema imunológico, apresenta os sintomas da herpes-zóster ou da herpes-zóster do ouvido, também chamada de Síndrome de Ramsay-Hunt.
Habitualmente, os pacientes com a doença têm como primeiro sintoma uma forte dor de ouvido, assim como alterações na audição, tonturas e zumbidos. Depois, com o comprometimento dos nervos do rosto, a paralisia facial se instala, o que leva inclusive a alterações na fala.
Como tratamento para a Síndrome de Ramsay-Hunt, normalmente são administrados medicamentos antivirais e alguns corticoides e anti-inflamatórios para os nervos afetados que causam a paralisia no rosto. No geral, diz o neurologista Fernando Cendes, a paralisia regride na maior parte dos casos, mas quando isso não ocorre e há um comprometimento dos movimentos da face, outros métodos, como a fisioterapia, são prescritos para que o paciente se recupere de forma mais satisfatória.