NETFLIX

Borgen: o que esperar da 4ª temporada da série dinamarquesa que chega à Netflix

Novos episódios trazem as mesmas protagonistas nos papeis de Birgitte Nyborg e Katrine Fønsmark e temática mais global, como o controle pelo petróleo

Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Para quem gostou das três temporadas da série dinamarquesa Borgen: uma boa notícia. A 4ª temporada chega nesta quinta-feira (2) à plataforma Netflix com o mesmo elenco e direção de Adam Price.

Agora a série vem com o nome “Borgen: o Reino, o Poder e a Glória” e oito episódios. Isso porque esta nova temporada foi descrita pelos seus criadores não somente como uma continuação estrita da série, mas como uma “continuação independente”. Agora o seriado original da TV dinamarquesa DR1 conta com a coprodução da Netflix.

As imagens começaram a ser produzidas há mais de dois anos, em abril de 2020, e trazem como protagonistas as mesmas atrizes Sidse Babett Knudsen, que interpreta personagem Birgitte Nyborg, e Birgitte Hjort Sørensen, no papel da jornalista Katrine Fønsmark.

Borgen estreou em 2010 e se estendeu até 2013, e com 30 capítulos a série sobre a política dinamarquesa atraiu a atenção do público que gosta do gênero, na linha da famosa House of Cards, norte-americana.

Em Borgen os brasileiros podem ver como é uma democracia parlamentarista no rico país escandinavo. Impossível não comparar com a nossa realidade. A chegada da primeira mulher como primeira-ministra do país também traz à tona as lutas das mulheres. A trama ainda mostra as relações entre o poder e os meios de comunicação.

Nesta nova temporada, porém, a promessa é uma pegada mais global. Nyborg volta como ministra dos Assuntos Exteriores e Katrine renunciou seu papel de assessora de imprensa e voltou ao jornalismo. A trama se inicia com a descoberta de petróleo na Groelândia e Birgitte Nyborg vai brigar pelo controle da extração.

Assista ao trailer