509-E lança clipe gravado na ocupação Vila Palestina, com apoio do MTST; veja aqui

Afro-X e Bad homenageiam Avelino Capitani, o Charles Anjo 45, o mesmo da canção de Jorge Ben Jor, que participou da Revolta dos Marinheiros, em 64

O 509-E. Foto: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O grupo de rap 509-E, surgido no início dos anos 2000, enquanto Afro-X e Dexter, estavam no Casa de Detenção de São Paulo, acaba de lançar, com nova formação, com Bad e Afro-X, o clipe “Anjo 45”, que comemora 8 anos da ocupação Nova Palestina, localizada no Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo.

“Anjo 45” é uma homenagem a Avelino Capitani, um dos integrantes da Revolta dos Marinheiros, que ocorreu no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro às vésperas do Golpe de 1964.

Ben Jor é referência

O personagem é o mesmo da canção “Charles Anjo 45”, de Jorge Ben Jor, então Jorge Ben, ainda na década de 60.

Afro-X conta que Ben Jor é “uma referência para o 509-E. Ele relatou antes a história e trouxe essa mudança na nossa música. Ele sempre fortaleceu a formação das nossas opiniões”. Para nós, “o papel do 509-E é se aprofundar na pesquisa e reescrever a história que não conhecemos”.

“Além disso”, prossegue Afro-X, “o relevante é dar voz a pessoas invisíveis para a sociedade”.

O clipe de “Anjo 45” contou com a participação da comunidade da ocupação Nova Palestina e teve o apoio do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=GVtLPkjVIf8&ab_channel=509-E