O cantor e compositor Chico Buarque venceu um processo movido contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em decisão proferida nesta sexta-feira (16), o juiz tabelar do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa Fernando Rocha Lovisi ordenou que o parlamentar retire imediatamente e música "Roda Viva" de uma postagem feita em rede social, sob pena de multa diária de mil reais.
A sentença veio após nova ação movida pelo advogado de Chico, João Tancredo, nesta quinta-feira (15). Em novembro, a defesa do cantor e compositor já havia entrado na Justiça para que Eduardo Bolsonaro removesse a canção de suas redes sociais, mas a juíza Monica Ribeiro Teixeira tinha negado o pedido sob a absurda alegação de que não havia comprovação de que "Roda Viva" é uma composição de Chico Buarque.
Questionado sobre o que teria mudado para, desta vez, a sentença ser favorável a Chico, o advogado João Tancredo disse: "O conhecimento sobre música popular brasileira de quem analisou o caso”.
“Enfim, superamos o debate despropositado sobre a autoria da canção. Podemos agora focar na finalidade principal do processo, que é tratar com respeito a obra do Chico e com o rigor da lei os desmandos do deputado. Aliás, esse é o tipo de foco que precisa ser retomado em diversas áreas no país”, afirmou o advogado.
Além do pedido de urgência, a ação movida por Chico ainda cobra do deputado federal uma indenização de R$ 48 mil e a publicação da sentença condenatória na mesma rede social em que fez uso indevido da obra.
"Roda Viva", um dos maiores marcos da música popular brasileira, foi composta por Chico Buarque em 1967 e, no ano seguinte, serviu de inspiração peça teatral homônima encenada no Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa.