Gilberto Gil, um dos principais nomes da cultura nacional, agradeceu o apoio do presidente eleito Lula (PT) e de sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja. O músico e sua esposa Flora Gil sofreram um ataque covarde de um apoiador de Jair Bolsonaro (PL) quando estavam no estádio onde a seleção brasileira estreou na Copa do Mundo do Catar.
“Ligamos para Gilberto Gil e Flora Gil manifestando nossa solidariedade e indignação pela agressão sofrida no Catar. Gil é patrimônio da música brasileira e merece todo nosso respeito e reverência. Que o agressor seja identificado e responda pelo seu ato”, postou Janja.
Gil respondeu: “O amor vai seguir vencendo. Obrigado, queridos”, disse o ex-ministro da Cultura na gestão de Lula.
O artista foi hostilizado e ofendido por um bolsonarista. O músico e sua esposa estão no Catar para acompanhar a Copa do Mundo.
Em vídeo que circula nas redes sociais, Gil, aos 80 anos, estava no estádio para assistir à estreia da seleção brasileira no Mundial, quando foi xingado de “filho da puta”.
O agressor gritava o nome do atual presidente brasileiro. Ele vestia uma camiseta da CBF com o nome “Papito Rani” e seguiu o casal aos gritos de “Bolsonaro” e “Vamos, Lei Rouanet”.
Em seguida, disse: “Você ajudou o Brasil para caralho. Obrigado, filho da puta”.
Em nenhum momento, Gil e Flora esboçaram qualquer reação. A segurança do local não agiu para impedir o ataque.