MEMÓRIA NA TELA

Filmes e séries que retratam a Alemanha dividida e o Muro de Berlim

Queda do Muro de Berlim completa 33 anos e representa o mais importante marco do fim da Guerra Fria

A East Side Gallery, museu a céu aberto em Berlim que contém trechos do muro preservados após a demolição.Créditos: Pixabay
Escrito en CULTURA el

Há 33 anos, na passagem do dia 9 para o dia 10 de novembro de 1989, o Muro de Berlim vinha abaixo, marcando o fim da Guerra Fria e o início de um processo político que culminou com a reunificação da Alemanha.

Construído em 1961, o muro dividia a capital da Alemanha entre as partes ocidental (pró-Estados Unidos) e oriental (pró-União Soviética). A divisão do país começou a ser feita ao final da Segunda Guerra Mundial, quando o regime nazista de Adolf Hitler foi derrotado. 

Passadas mais de 3 décadas após sua queda, o muro segue sendo tema de filmes e séries por toda a complexidade, simbolismo, curiosidades e choques culturais que sua construção - e também seu declínio - envolvem. 

Para marcar a data, Fórum selecionou 6 produções audiovisuais, disponíveis em diferentes plataformas de streaming, que retratam, direta ou indiretamente, o Muro de Berlim, e que ajudam a entender o contexto dos 29 anos da divisão da capital alemã. 

Kleo 

Lançada em 2022, a série disponível na Netflix acompanha os planos de Kleo, uma jovem espiã do serviço secreto da Alemanha Oriental que é traída por seus pares e presa. Logo após a queda do Muro de Berlim, em 1989, ela busca vingança. 

Deutschland 83/86/89

Com três temporadas (Deutschland 83, Deutschland 86 e Deutschland 89), a série retrata a história de Martin Rauch, um jovem soltado da Alemanha Oriental que recebe a missão de ser espião da Stasi para se infiltrar na Alemanha Ocidental. 

Uma morte em vermelho 

Série documental da Netflix que trata do assassinato misterioso do político alemão Detlev Rohwedder, em 1991. Na Alemanha Oriental, Rohwedder era odiado por ser considerado o responsável por milhares de demissões durante o processo de reunificação. 

Cycling the frame 

Curta metragem considerado um híbrido entre documentário e filme arte. Em 1988, a atriz britânica Tilda Swinton percorreu todo o Muro de Berlim de bicicleta, sendo acompanhada pela cineasta Cynthia Beatt. 

Adeus, Lenin! 

Aclamado filme que gira em torno da Sra. Kerner, uma comunista ferrenha que enfarta e entra em coma em 1989, pouco antes da queda do Muro de Berlim. Quando ela acorda, em 1990, o muro já tinha sido derrubado e sua cidade, a antiga Berlim Oriental, não existe mais. 

A lenda de Rita

Filme que narra a história de Rita Vogt, jovem da Alemanha Ocidental que, na década de 70, ápice da Guerra Fria, faz parte de uma organização armada anticapitalista. Anos depois, com o declínio de seu movimento, ela se refugia na Alemanha Oriental.