Empossada como presidenta da Comissão de Meio Ambiente da Câmara nesta semana, Carla Zambelli (PSL-SP) foi condenada nesta sexta-feira (12) a indenizar em R$ 65 mil os músicos Tom Zé e José Miguel Wisnik por uso indevido da música "Xiquexique" em um vídeo para promover Jair Bolsonaro aos nordestinos.
Segundo a coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo deste sábado (13), a decisão foi proferida pelo juiz José Carlos de França Carvalho Neto, da 7ª Vara Cível de São Paulo.
O uso da música pela deputada bolsonarista revoltou os autores, que entraram com a ação judicial em julho de 2020, instruídos pela produtora Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso. “Paula é minha madrinha, tanto é que fica sempre soprando para Caetano falar bem de mim, dizendo: ‘Diga que ele é um gênio’ (risos)”, disse Tom Zé à época.
Em vídeo divulgado nas redes sociais no final de semana passado, o compositor José Miguel Wisnik repudiou o uso de trecho da música Xiquexique pela deputada bolsonarista sem autorização.
"O vídeo procura construir a imagem de suposta ampla aceitação de Jair Bolsonaro no Nordeste, região onde sabemos ele foi derrotado em todos os estados nas últimas eleições presidenciais”, diz Wisnik, ressaltando que “trata-se de uma operação de alavancagem de Bolsonaro no Nordeste, que quer tomar carona na nossa composição”.